O governador de Montana, Greg Gianforte, assinou um projeto de lei na última quarta-feira (17) que proíbe o TikTok no estado americano. A lei entrará em vigor em janeiro de 2024.

Rapidamente, cinco usuários abriram um processo para bloquear a proibição, alegando que o projeto viola a Primeira Emenda, relacionada à liberdade de expressão e de imprensa.

Conheça as acusações que fizeram o TikTok ser banido no estado:

Leia mais:

publicidade

TikTok estaria em dívida com o governo chinês

Em novembro, o diretor do FBI Chris Wray afirmou que o TikTok é um risco à segurança nacional e que empresas chinesas deveriam “fazer o que Pequim quisesse em relação ao compartilhamento de informações ou em servir como uma ferramenta do governo”.

Já neste ano, em março, membros do Congresso acusaram a ByteDance, a controladora do TikTok, de ser uma ferramenta do governo chinês. A rede social esclareceu que “uma entidade afiliada ao governo chinês possui 1% de uma subsidiária da ByteDance, Douyin Information Service”, mas que isso não tem influência nas operações da companhia.

Pessoa segurando celular com logotipo do TikTokna tela e sinal de bloqueio em cima; ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos
O banimento continua, mas há brechas que podem ser exploradas pela ByteDance (Imagem: salarko/Shutterstock)

TikTok pode ser usado para influenciar americanos

  • Wray também afirmou que o TikTok pode ser usado para influenciar os usuários através dos vídeos recomendados ou compartilhados.
  • Entre os riscos mencionados, ele inclui o da “a possibilidade de o governo chinês usar (o TikTok) para controlar a coleta de dados de milhões de usuários ou controlar o algoritmo de recomendação, que pode ser usado para operações de influência”.
  • Em março, o diretor da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Paul Nakasone, também se mostrou preocupado com o funcionamento do algoritmo do TikTok: ele queria saber qual é usado, que dados ele coleta e quem o controla.
  • A empresa esclareceu que “não permite que nenhum governo influencia ou altere seu modelo de recomendação”.

TikTok poderia entregar dados de usuários americanos ao governo chinês

Apesar do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, reforçar que a plataforma nunca entregou e nem entregará dados de usuários americanos ao governo chinês, os legisladores insistem que essa seria uma possibilidade sob a lei de Inteligência Nacional de 2017 da China.

Essa lei poderia obrigar o TikTok a compartilhar dados selecionado, mas a empresa argumenta que, por ser incorporada na Califórnia e em Delaware, nos Estados Unidos, está sujeita às leis locais, e não chinesas.

TikTok
Uma das brechas é que, se o TikTok não for mais propriedade da ByteDance, pode voltar a funcionar no estado (Imagem: shutterstock/Sergei Elagin)

TikTok espia jornalistas

  • Em dezembro, um caso de vazamento de dados realmente aconteceu na ByteDance.
  • Alguns funcionários teriam acessado dados do TikTok de dois jornalistas, um ex-repórter do BuzzFeed e um repórter do Financial Times.
  • Os funcionários queriam investigar vazamentos de informações da ByteDance, que poderiam estar relacionadas aos dois profissionais.
  • De acordo com uma fonte da Reuters, que não se identificou, os quatro funcionários envolvidos foram demitidos; dois eram da China e dois, dos Estados Unidos.

TikTok afeta a saúde mental das crianças

Em março, oito estados dos EUA, incluindo Califórnia e Massachusetts, investigaram se o aplicativo causaria danos à saúde mental ou física de jovens, bem como se a empresa sabia desses danos.

O foco da investigação foi em como o TikTok aumenta o envolvimento dos usuários mais jovens, no que diz respeito ao tempo que passam conectados na plataforma e a frequência.

Em resposta, o aplicativo afirmou que tomou ações para garantir uma experiência segura para jovens menores de 18 anos e que isso incluía “restrições que não existem em plataformas comparáveis”.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!