O WhatsApp afirmou que a edição de mensagens para todos os usuários começou a ser lançada globalmente. A confirmação veio através de um teaser informando que o recurso será disponibilizado em larga escala para diversos idiomas.

A opção é muito pedida por usuários do mensageiro. Recentemente, a Meta começou a testar o recurso na versão beta para Android e iOS.

Leia mais:

O vídeo postado pela rede social mostra alguns erros de digitação sendo corrigidos em diferentes idiomas. Segundo o blog do mensageiro da Meta, o recurso já começou a ser lançado globalmente, e o processo de disponibilizá-lo para todos deve terminar nas próximas semanas.

publicidade
  • Para editar uma mensagem, basta pressionar e segurar a mensagem enviada. Um menu será exibido com várias opções, e você deve selecionar “Editar”. Isso abrirá a mensagem no modo de edição, onde você pode fazer as alterações necessárias.
  • Limite de tempo: Existe um limite de tempo para realizar a edição da mensagem. Você tem até quinze minutos a partir do momento em que a mensagem foi enviada para realizar a edição. Após esse período, a mensagem não poderá ser editada.
  • Indicação de mensagem editada: As mensagens editadas são exibidas com a palavra “editada” ao lado, para que o destinatário saiba que a mensagem foi alterada. No entanto, o histórico de edições não é mostrado, preservando a privacidade das alterações feitas.
  • Criptografia de ponta a ponta: Assim como todas as mensagens, arquivos de mídia e chamadas no WhatsApp, as mensagens editadas também são protegidas pela criptografia de ponta a ponta. Isso significa que apenas o remetente e o destinatário podem ler o conteúdo da mensagem.

Edição de mensagens no Android, iOS e Web

  • O recurso de edição de mensagens já vem sendo testado por usuários do programa beta.
  • Na versão Web, o recurso veio através da atualização 2.2319.9. A opção de editar mensagem aparece quando o usuário clica na lista de ações da mensagem — como “encaminhar” e “responder”, por exemplo.
  • No Android e iOS, a novidade chegou através das atualizações 2.23.10.13 e 2.23.10.70.
  • A edição de mensagens permitirá que os usuários possam fazer mais de uma edição na mesma mensagem no prazo de até 15 minutos após o envio. Esse prazo visa manter a integridade das conversas, evitando que os usuários mudem o contexto de uma conversa.
  • Os testes indicam que não será possível editar uma mensagem por meio de um dispositivo diferente do que a mensagem foi enviada.

Proteção de mensagens

A rede social anunciou recentemente o recurso “Proteção de conversas” que permitirá ao usuário bloquear chats do aplicativo com a senha do dispositivo ou biometria.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!