Em sua recente “turnê” pela Europa, Sam Altman, o CEO da OpenAI (dona do ChatGPT), deixou claro que a ideia de lançar o GPT-6 – nova versão da tecnologia de IA (inteligência artificial) generativa por trás do chatbot – como código aberto não está em seus planos imediatos.

Para quem tem pressa:

  • Em palestras por universidades da Europa, Sam Altman, CEO da OpenAI, deixou claro que não pretende lançar versões do ChatGPT como código aberto tão cedo;
  • O CEO argumentou que sua preferência é abrir o código dos modelos de linguagem da OpenAI “alguns anos após” seu lançamento;
  • Segundo Altman, assim garante-se que quaisquer problemas de segurança que possam surgir tenham sido resolvidos antes de abrir o código;
  • Quando Altman fundou a OpenAI com Elon Musk (entre outros), o objetivo da startup era criar IA de código aberto.

Durante uma palestra na Universidade IE, na Espanha, Altman perguntou ao público sua opinião sobre a regulamentação de futuras versões do GPT, bem como a possibilidade de transformá-las em modelos de código aberto. Embora o público tenha expressado seu apoio a ambas as propostas, a resposta de Altman foi direta: “Bem, não concordamos nisso”, se referindo ao código aberto.

Leia mais:

Ilustração de chip do ChatGPT com diversas conexões
(Imagem: CKA/Shutterstock)

Posteriormente, numa palestra semelhante na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, Altman mais uma vez consultou a opinião pública sobre o lançamento de futuros ChatGPTs como software de código aberto. À maioria das mãos levantadas, o CEO da OpenAI respondeu com uma pitada de ironia: “Nossa… bem, não vamos fazer isso. Mas é interessante saber.”

publicidade

No entanto, Altman justificou sua resposta. O CEO argumentou que sua preferência é abrir o código dos modelos de linguagem da OpenAI “alguns anos após” seu lançamento. Assim, garante-se que quaisquer problemas de segurança que possam surgir tenham sido resolvidos antes de abrir o código.

Controvérsias pelas respostas de Sam Altman

CEO da OpenAI, Sam Altman, durante evento
(Imagem: Wikimedia Commons)

De acordo com um relatório da Gen Beta, as observações de Altman não passaram despercebidas, atraindo críticas dos principais especialistas em IA. Entre eles, está Yann LeCun, cientista-chefe de IA da Meta.

Segundo LeCun, a maioria das pessoas quer que os modelos básicos sejam de código aberto, “exceto para um pequeno grupo no Vale do Silício e aqueles que estão assustados com a IA dentro dos governos”.

Por sua vez, Jack Dorsey, fundador do Twitter, também expressou seu desacordo com a posição de Altman, embora de forma mais concisa.

Vale lembrar que Elon Musk e Sam Altman (entre outros) fundaram a OpenAI com o objetivo inicial de criar IA de código aberto.

No entanto, após desentendimentos entre os fundadores, Musk deixou a organização e Altman assumiu a liderança. Com essa transição, a OpenAI passou de uma entidade sem fins lucrativos para uma empresa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!