Os tsunamis são causados por terremotos ou deslizamentos de terra no fundo mar. E agora pesquisadores descobriram que com o aquecimento global e o derretimento das geleiras na Antártida, esses eventos podem acontecer em regiões próximas ao Oceano Antártico.

A partir de perfurações feitas no fundo do mar da Antártica, os pesquisadores descobriram que durante os últimos períodos de aquecimento global, há cerca de 3 e 15 milhões, deslizamentos de terra aconteceram por ali e desencadearam tsunamis na América do Sul, Sudeste Asiático e Nova Zelândia.

E com a mudança climática atual, os pesquisadores temem que esses eventos possam acontecer mais uma vez de acordo com pesquisa publicada na revista Nature Communications.

Deslizamentos de terra submarinos são um grande risco geológico com potencial para desencadear tsunamis que podem levar a uma enorme perda de vidas. Nossas descobertas destacam como precisamos urgentemente melhorar nossa compreensão de como a mudança climática global pode influenciar a estabilidade dessas regiões e o potencial para futuros tsunamis.

Jenny Gales, professor de hidrografia e exploração oceânica em comunicado

Leia mais:

publicidade

Deslizamentos de Terra

As primeiras evidências desses deslizamentos forma encontrada em 2017, e em 2018, os cientistas retornaram até a Antártida para realizar mais analises, que revelaram que fracas camadas de sedimentos se formaram durante dois períodos no qual as águas próximas ao continente estavam 3 gruas Celsius mais quentes que atualmente.

Esse aumento das temperaturas levou a proliferação de algas, que após morrerem se sedimentaram no fundo do oceano, formando uma camada rica e escorregadia, super propensa a deslizamentos de terra.

Quando aconteceu um novo resfriamento, essa camada escorregadia foi coberta por cascalhos, mas não se sabe o que exatamente acarretou o deslizamento. A hipótese é que o fim dos períodos glaciais da Terra, fizeram com as geleiras derretessem novamente, aliviando a carga das placas tectônicas, em um processo conhecido como rebote isostático.

Depois que uma grande quantidade de cascalho se acumulou sobre o sedimento escorregadio e os terremotos do rebote começaram a acontecer, a terra solta deslizou para fora da plataforma continental e causou tsunamis. 

Não é possível saber o tamanho das ondas que atingiram as áreas costeiras de diversas partes do globo, mas tsunamis desencadeados por deslizamentos de Terra nos últimos cem anos tiveram entre 13 e 15 metros de altura.

Se a hipótese de que o aquecimento global pode causar tsunamis, eles provavelmente podem voltar a acontecer, mas a preocupação é o que os desengatilha.

Propusemos o rebote isostático como um gatilho potencial lógico, mas poderia ser uma falha aleatória ou mudanças reguladas pelo clima nas correntes oceânicas agindo para erodir os sedimentos em locais-chave na plataforma continental que poderiam desencadear a falha do talude. Isso é algo que poderíamos usar em modelos de computador para avaliar em estudos futuros.

Robert McKay, responsável pela pesquisa iniciada em 2018, em resposta a Live Science

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!