Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros em Fortaleza, no Ceará. Confiram:

Aglomerado de Galáxias de Virgem

[ Créditos: Abdullah Alharbi ]

Eduardo Assunção, de 17 anos e aluno do 3º ano do Ensino Médio escolheu essa imagem que representa a imensidão do nosso Universo. Nessa pequena região do céu com aproximadamente 4° de largura, vemos um gigantesco aglomerado de galáxias localizado a cerca de 50 milhões de anos-luz na direção da Constelação de Virgem. Entre as várias galáxias deste aglomerado, destacam-se M84 e M86 na parte de cima da imagem, e M87 na parte inferior. No centro de M87, encontra-se um buraco negro supermassivo que foi  o primeiro da história a ser “fotografado” pelo Event Horizon Telescope.

publicidade

Leia mais:

Galáxia M74 como você nunca viu

[ Créditos: NASA/ESA/JWST/Chandra ]

Sérgio Soares, de 15 anos e aluno do 1° ano do Ensino Médio escolheu esse belíssimo registro da galáxia espiral M74, feito a partir de uma combinação de imagens captadas por dois telescópios espaciais, o Chandra e o James Webb. O James Webb tem uma sensibilidade bem maior na faixa do infravermelho do espectro eletromagnético, e com isso consegue detectar mais facilmente as nuvens escuras e estrelas mais tênues se formando no interior dessas nuvens. Já o Chandra, foi projetado para captar os raios X emitidos por estrelas de alta energia. A combinação dessas duas visões da mesma galáxia resulta nesta fantástica e inédita imagem, que registra os intrincados braços espirais e destaca as regiões mais energéticas da galáxia. M74 está localizada a 30 milhões de anos-luz, na direção da Constelação de Peixes.

publicidade

Original em: https://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/chandrawebb2_m74_comp.jpg 

Quem escolheu

Tanto o Eduardo quanto o Sérgio são membros do AstroRQ, que é o Clube de Astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Fortaleza. O Eduardo é, inclusive, o atual presidente do clube, que reúne alunos do Colégio interessados em aprender mais sobre esta Ciência e desenvolver atividades relacionadas à Astronomia. O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, implantou a Astronomia como disciplina obrigatória no Ensino Fundamental, e isso rendeu à instituição mais de 500 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

publicidade
[ Capitão Romário, professor de Astronomia, e alunos da disciplina de Astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – Imagem: Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará ]

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!