Desenvolvido por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, o Business Model Canvas, BMC, ou simplesmente Canvas, é uma ferramenta de gerenciamento estratégico para definir e comunicar uma ideia ou um conceito de negócio de forma mais simples.

O Canvas é uma representação visual com os elementos fundamentais de um negócio ou produto, estruturando uma ideia de forma coerente para ajudar os empreendedores criarem um plano considerando todas as partes do funcionamento de uma empresa. 

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O que é o Canvas?

Jason Goodman/Unsplash
Jason Goodman/Unsplash

Um modelo de negócios é um plano que descreve como uma empresa pretende ganhar dinheiro, desde sua base de clientes até os detalhes financeiros. Normalmente, esse documento tem muitas páginas; no entanto, o Business Model Canvas permite que as empresas definam esses componentes em uma única página.  

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Esse documento de apenas uma página contém nove caixas, que representam diferentes elementos fundamentais de um negócio, permitindo uma melhor visualização e avaliação de uma ideia ou conceito de negócio. Isso inclui a atualização do modelo à medida que a empresa evolui, como mudanças no mercado, novos fluxos ou expansões.

Modelo de Canvas. An Bondance/Canva
Modelo de Canvas. Ana Bondance/Canva

O lado direito se concentra no cliente ou no mercado, os fatores externos que não estão sob controle da empresa, enquanto o lado esquerdo se concentra nos elementos da empresa em si. No meio, estão as propostas de valor que representam a troca de valor entre a empresa e seus clientes.

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Como usar o Canvas?

Para que esse método cumpra seu objetivo, os especialistas sugerem que os funcionários devem estar envolvidos, independentemente de a reunião ser feita em uma plataforma on-line, como o Miro, com papel e caneta, ou até mesmo com post-its.

Essa visão geral abrangente também garante que a equipe considere todos os componentes necessários de seu modelo de negócios e possa identificar lacunas ou áreas de melhoria, além de ter uma compreensão holística e compartilhada do modelo de negócios, permitindo que se alinhem e colaborem de forma eficaz.

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Conforme mencionado, existem nove blocos no Canvas, que são:

  • Segmentos de clientes: separar a base de clientes em grupos de indivíduos semelhantes em aspectos específicos (como idade, gênero, interesses e hábitos de consumo) dá à empresa a oportunidade de atender melhor às necessidades dos clientes, especificamente personalizando a solução fornecida a eles.
Christina Wocintechchat/Unsplash
Christina Wocintechchat/Unsplash
  • Relacionamento com o cliente: outra forma de uma empresa entender melhor o cliente em relação às suas preferências, estabelecendo o tipo de relacionamento que terá com cada um dos segmentos de clientes, ou como interagir com eles ao longo de sua jornada com a empresa.
  • Canais: as vias pelas quais um cliente entra em contato com uma empresa e se torna parte do seu ciclo de vendas. Esse bloco serve para descrever como a empresa se comunicará e alcançará os clientes, por exemplo, por meio da mídia social, marketing viral, publicidade etc.
  • Fontes de receita: as fontes a partir das quais uma empresa gera dinheiro vendendo seu produto ou serviço aos clientes. 
  • Atividades: este bloco diz respeito às atividades necessárias para que a empresa realize e alcance a proposta de valor para o cliente.
  • Recursos: os recursos práticos ou insumos necessários para realizar as atividades da empresa, como espaço de escritório, conexão com a Internet, computadores ou equipamentos, funcionários, linhas de crédito etc.
Modelo original do Canvas. Via Strategyzer
Modelo original do Canvas. Via Strategyzer
  • Parcerias: uma lista de outras empresas e fornecedores externos de que uma empresa pode precisar para realizar as atividades e agregar valor ao cliente. Essas parcerias geralmente são formadas para reduzir riscos e adquirir recursos.
  • Custos: essa estrutura é definida como o custo monetário da operação de uma empresa; quanto custa realizar as principais atividades da empresa? Qual é o custo dos principais recursos e das principais parcerias?
  • Proposta de valor: este bloco está no centro do Canvas, o conceito fundamental da troca de valor entre a empresa e o cliente, qual é o problema que a empresa está resolvendo? Qual é o motivador subjacente a esse problema?

Ao comparar todos os fatores acima, a empresa pode começar a fazer melhorias estratégicas que talvez não tivesse identificado antes.

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