Bem diferente das versões de Brasil e Ásia e considerado o “primo rico” deles, o Toyota Yaris 2024 vem chegando com muitas novidades.

Além de ter design próprio e ter como base a plataforma TNGA-B, a nova versão conta com motor mais potente, novos equipamentos de conveniência e sistema de assistência ao motorista com funções atualizadas.

Vídeo relacionado

Leia mais:

Confira as especificações do novo Toyota Yaris 2024

  • Motor: conjunto Hybrid Dynamic Force 1.5 a gasolina, com propulsor elétrico que alcança até 130 cv e 18,8 kgfm de torque;
  • Segundo a fábrica, o EV chega a 100 km/h em 9,2 segundos;
  • Sua versão mais simples tem 116 cv, com 14,3 kgfm e consumo de até 26,3 km/l no padrão WLTP;
  • Ele possui, ainda, câmbio automático CVT.

Os 130 cv são entregues pelas versões Premiere Edition e GR Sport. A versão Premiere vem com:

publicidade
  • Pintura em dois tons Neptune Blue (as cores Platinum Pearl White e Silver Metallic permanecem opcionais), com teto e pilares em preto contrastante;
  • Costuras azuis no habitáculo;
  • Rodas de liga-leve de 17″ com novo design.

A GR Sport, além da pegada esportiva, tem detalhes no exterior mais agressivos, pedais com acabamento em alumínio e apliques no interior na cor vermelha.

publicidade

Diferenciais

Outra novidade do Yaris 2024 é a chave digital com integração app MyT, pelo qual até cinco usuários podem configurar a chave, podendo, assim, destravar o veículo com o smartphone e gerenciar à distância várias configurações, como climatização e pisca-alerta.

No interior, o quadro de instrumentos varia entre 7″ e 12,3″, enquanto a mídia vai de 9″ a 10,5″.

publicidade

Seu cockpit digital vem com gráficos em alta definição, com visual definível em quatro modos. A multimídia do EV, Toyota Smart Connect, está mais intuitivo e com navegação em nuvem, além de estar equipada com a assistente de voz “Hey, Toyota” e Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Sistemas de assistência

Dentre os sistemas de assistência ao motorista, de nome Toyota T-Mate, há todos os recursos existentes no Toyota Safety Sense; a diferença, contudo, possui câmera aprimorada e radar que detecta objetos ainda mais distantes.

Seu sistema de pré-colisão pode reconhecer possíveis colisões frontais com carros, pedestres, ciclistas e motociclistas, O Proactive Driving Assist diminui as chances de acidentes em baixa velocidade, incluindo o Deceleration Assist (desaceleração mais suave) e Steering Assist (identifica curvas à frente e ajusta o nível de assistência de direção).

Por fim, o Emergency Driving Stop System para o carro de forma segura se o motorista passar mal, e o Safe Exit Assist tem alarme visual e sonoro, impedindo ainda que as portas sejam abertas quando um ciclista, motociclista ou veículo se aproximar. Há ainda controle de cruzeiro adaptativo e manutenção de faixa.

Com informações de Motor1