Se você ainda não enviou sua declaração do Imposto de Renda 2023, terá de correr. Isso porque o prazo de entrega vai até às 23h59 desta quarta-feira (31).

Caso você o envie após o prazo, será “mordido” pelo leão da Receita, isso porque será aplicada multa de R$ 165,74, que pode chegar a até 20% do imposto devido.

publicidade

Leia mais:

Além do risco de levar uma multa por bobeira, entregar a declaração em cima da hora pode ser ruim, pois o sistema da Receita Federal pode ficar sobrecarregado. O governo deve receber, ao todo, de 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações, recorde em relação ao ano passado.

publicidade

Mais informações sobre o IR 2023

Durante o período de entrega do IR 2023, o Olhar Digital realizou uma série de reportagens especiais sobre o tema. Confira, abaixo, cada uma delas:

  • Se você tem dúvidas sobre quem pode e deve declarar o IR, leia mais aqui;
  • Não sabe como fazer o IR? Neste link você tem todas as informações necessárias sobre como baixar o programa e montar sua declaração;
  • Caso tenha valores a receber (restituição), você pode colocar, como opção para receber o dinheiro, o Pix – quem escolhe essa alternativa, tem prioridade. Confira mais detalhes aqui;
  • O primeiro lote da restituição já saiu! Para verificar este e os demais o processo é similar. Confira como fazê-lo aqui;
  • Atenção! Tome cuidado com golpes acerca do Imposto de Renda! Um deles é o que promete antecipar sua restituição. Confira como se proteger desse e de outras fraudes envolvendo o IR aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!