Todo mundo que alugou um carro na vida já passou por aquele pensamento de: nossa, tem que ir buscar o carro (se for uma turma então, fica a discussão sobre quem será o responsável pela missão). Pensando nisso, a startup britânica Imperium Drive lançou um serviço de aluguel de carros que entrega os veículos aos clientes via controle remoto — sim, lembra a velha brincadeira de carrinhos. 

Resumo: 

  • Chamado de Fetch, o serviço não usa direção autônoma, mas pilota remotamente sua frota de EVs direto da sede da empresa, proporcionando uma experiência de ‘veículo sem motorista’ com a segurança adicional de, tecnicamente, ainda ter um motorista humano no controle; 
  • No momento, no entanto, os veículos estão sendo entregues com um “motorista de segurança” sentado ao volante. Ele pode assumir o controle do carro se necessário; 
  • Lançado apenas no Reino Unido, o serviço ficou em fase de testes por um ano e meio e a empresa afirma ter dirigido com sucesso por mais de 1.600 quilômetros sem uma única colisão; 
  • A Fetch espera se tornar totalmente remota em mais 18 meses; 
  • O serviço de aluguel de carros guiados remotamente é o primeiro do mundo — embora já existam robotaxis, há algumas diferenças nos serviços. 

Leia mais! 

É sem motorista, mas não autônomo — ainda. Há um humano envolvido, mas eles estão sentados em um centro de controle pilotando o veículo da mesma forma que você faria com um drone. 

Koosha Kaveh, executivo-chefe da Imperium Drive, à BBC. 
Imagem: divulgação/Imperium Drive

Como funciona? 

publicidade

Atualmente, a Imperium Drive possui uma frota pequena destinada ao serviço, mas ela já está liberada para o público do Reino Unido através do app Fetch, disponível para download na App Store e no Google Play.  

Na prática, o veículo é pilotado remotamente até o local do cliente, onde ele assumirá o volante e seguirá com o serviço tradicional de aluguel de carros. 

Na hora de devolver o carro, voltamos ao dilema: ter que ir até a empresa para deixar o veículo. No serviço Fetch, no entanto, isso também está resolvido. Ao fim do período de aluguel, um operador remoto volta a assumir o controle do veículo e o leva ao próximo cliente ou o devolve à sua base de carregamento. 

Como os motoristas operam remotamente? 

Segundo informações do The Verge, os motoristas que dirigem o carro remotamente têm uma visão de 360 graus das estradas graças a uma combinação de câmeras embutidas no veículo e algoritmos de visão computacional que podem detectar qualquer coisa nas proximidades. 

A configuração lembra a usada por jogadores de simuladores de corrida, aqueles que apresentam uma cadeira de jogo semelhante a um cockpit, quatro telas de monitor e periféricos de direção como um volante. 

Imagem: divulgação/ Imperium Drive
Imagem: divulgação/ Imperium Drive

O serviço de aluguel remoto de carros é seguro? 

Embora o serviço de carro guiado remotamente seja inovador e os testes tenham tido sucesso, especialistas apontam que motoristas podem perder a sensibilidade da segurança e atenção necessária em estradas. 

Embora esse esquema tenha sido testado com muito sucesso ao longo de um período de 18 meses, nos preocupamos de que a experiência de dirigir remotamente um veículo afaste o motorista das possíveis consequências para a segurança no trânsito de maneira semelhante a um videogame. Embora o motorista remoto tenha uma visão razoável à sua frente e ao redor por não estar presente no veículo, ele está — goste ou não — um pouco desconectado da realidade de estar realmente ao volante. 

Simon Williams, um porta-voz de segurança do RAC, em comunicado publicado pelo The Engineer. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!