Um antigo “cemitério de elefantes” repleto de ossos maciços foi desenterrado ao longo do que antes era um rio pré-histórico no norte da Flórida, EUA.

Os fósseis desses animais há muito extintos pertencem aos gomphotheres – parente dos elefantes modernos – e datam de cerca de 5,5 milhões de anos atrás, durante a época do Mioceno.

“Foi muito empolgante porque nos deu a oportunidade não apenas de ver como seria um [gonfotério] adulto, mas, também, de documentar cuidadosamente cada osso de seu esqueleto”, disse Jonathan Bloch, curador de paleontologia de vertebrados no Museu de História Natural da Flórida, que co-liderou a escavação.

“Isso é empolgante do ponto de vista científico se você está tentando entender a anatomia desses animais e algo sobre sua biologia e evolução.”

• Pesquisadores descobriram o tesouro de ossos gomphothere no local, área de escavação em grande escala perto de Gainesville conhecida como Montbrook Site, em 2022;
  • Embora escavadores tenham desenterrado alguns ossos gomphothere lá antes, a equipe ficou surpresa quando um voluntário encontrou os restos de um indivíduo especialmente grande.

Ilustrações dos diferentes gêneros gomphothere, incluindo Rhynchotherium (canto inf.esq.), cujos restos foram encontrados na Flórida (Imagem: Pedro Toledo, CC BY)

Comecei a encontrar os ossos do dedo do pé e do tornozelo um após o outro. Conforme continuei a cavar, o que acabou sendo a ulna e o rádio [ossos longos do braço] começaram a ser descobertos.

Dean Warner, professor de química aposentado e voluntário de Montbrook, em comunicado
  • Eventualmente, a equipe escavou esqueletos inteiros de um adulto e pelo menos sete gomphotheres juvenis;
  • O adulto mede 2,4 m de altura até os ombros, estimam os cientistas, enquanto seu crânio e presas têm mais de 2,7 m de comprimento;
  • Esse é aproximadamente o mesmo tamanho de um elefante africano moderno (Loxodonta africana), tamanho notável que estabelece recorde local para o maior gomphothere.

Os ossos não eram apenas muito maiores do que qualquer um dos outros indivíduos que vimos, mas estavam realmente no lugar, como se o animal tivesse acabado de se deitar e morrer.

Composição do cemitério

Os animais provavelmente morreram com centenas de anos de diferença, em vez de todos de uma vez. Os pesquisadores acreditam que o adulto se afogou neste local, enquanto os outros animais foram provavelmente arrastados pela água após morrer e se acumularam em uma curva do rio.

Diferenças das espécies

As espécies da família dos gomphotheres são tipicamente diferenciadas por sua forma de presa e tamanho do corpo. As presas das antigas feras de Montbrook têm faixa de esmalte única, o que significa que essas espécies fazem parte do gênero Rhynchotherium, disseram os pesquisadores.

Há milhões de anos, esses parentes dos elefantes prosperaram em savanas abertas em toda a África, Eurásia e Américas.

No entanto, as pastagens gradualmente começaram a substituir as savanas nessas áreas devido às temperaturas de resfriamento que começaram há cerca de 14 milhões de anos – e a competição por recursos limitados após a chegada de mamutes e elefantes acabou levando os gomphotheres à extinção cerca de 1,6 milhão de anos atrás.

A nova descoberta ajudará os pesquisadores a entender melhor a vida desses antigos proboscídeos e os ambientes em que viviam, segundo os pesquisadores.

Eventualmente, o público poderá ver o maior espécime exposto; Bloch e sua equipe estão planejando reunir os fósseis do gomphothere adulto e colocá-lo ao lado dos enormes esqueletos de mamute e mastodonte atualmente no Museu de História Natural da Flórida.

“Há muito que podemos aprender com essas coisas e estamos empolgados em fazer isso no futuro”, disse Bloch.

Com informações de Live Science