A WWDC, evento anual da Apple para seus desenvolvedores, vai começar nesta próxima segunda-feira (5). Além de novidades para o software como iOS do iPhone, macOS dos Macs, iPadOS do iPad e outros sistemas, o evento pode trazer lançamentos importantes em produtos. Separamos o que temos quase certeza que será apresentado logo no início do evento.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • A WWDC é o evento anual da Apple para desenvolvedores e é focado em software como o iOS, mas ele pode ser palco para novos produtos
  • O mais cotado é um óculo de realidade aumentada e virtual, que deve ter fonte externa de energia e pode utilizar dois chips M2 dos Macs (deve ser caro, muito caro!)
  • iOS 17 é garantido e ele deve trazer app para diário, junto de mais funções para o Dynamic Islando dos iPhone 14 Pro
  • Chip M3 ainda não deve ser mostrado, então poderemos ter Mac Studio, iMac e novo MacBook Air de 15 polegadas com versões diferentes do M2, como o M2 Ultra

Começando pelo básico: a WWDC é um congresso onde a Apple convida desenvolvedores de todo mundo para ensinar tudo sobre o software novo da empresa, lançado pela marca no primeiro dia. Com isso a companhia da maçã mostra um iOS inédito e tem três meses para que os programadores adaptem os atuais aplicativos para que rodem bem, além de usar o conhecimento deles para refinar as versões beta deste sistema operacional.

Óculos de realidade virtual e aumentada

Imagens mostram como pode ser o design dos óculos de realidade aumentada e virtual da Apple / Imagem: Ian Zelbo
Imagens mostram como pode ser o design dos óculos de realidade aumentada e virtual da Apple / Imagem: Ian Zelbo

Em alguns momentos novos hardwares são anunciados, como foi o caso do HomePod em 2017 e vários Macs em alguns destes anos. Desta vez, a maior quantidade de rumores aponta para um gadget diferente e que não está tão em voga como já foi alguns anos atrás: óculos de realidade virtual e aumentada.

publicidade

Pela experiência de anos cobrindo a WWDC, eu aposto em uma pequena aparição dos óculos e muitos meses (anos até) de testes até ele ser lançado. Os boatos mais quentes apontam para ele sendo leve ao ter 200 gramas, já que a fonte de energia deve ficar em algum lugar longe do rosto – provavelmente no quadril, no bolso e a energia segue até o hardware por USB-C nos moldes de uma powerbank.

As telas serão feitas de dois displays microOLED com resolução 4K, em densidade de 4 mil pixels por polegada. Se confirmada, será o dobro do número utilizado pelo PlayStation VR 2, que já é ótimo. O brilho máximo também foi recentemente ventilado em 5 mil nits, para ajudar no HDR.

publicidade

Para ajudar a entender o ambiente externo e transmitir as imagens para dentro do que parece ser um óculos de esqui, mais de 10 câmeras devem ser espalhadas pela parte externa. Elas devem anotar tudo do usuário, seja a distância de objetos, movimento do corpo e outras estarão dentro, para capturar a movimentação dos olhos.

Para cuidar disso tudo, boatos apostam em dois chips M2 e eles devem ser semelhantes aos presentes nos Macs. Com isso os óculos terão força mais que suficiente para funcionarem independentes de qualquer hardware externo.

publicidade

É hardware muito mais potente e independente do que o PlayStation VR 2, então espere algo muito, mas muito mais caro.

Mais Mac com chip M2

Mac Studio (Imagem: divulgação/Apple)
Mac Studio (Imagem: divulgação/Apple)

Pelo que ando lendo, o chip M3 ainda não está pronto para ser lançado e assim teremos mais computadores da Apple com o já excelente M2. Muito provavelmente o Mac Studio será atualizado com o M2 Ultra, um MacBook Air de 15 polegadas e novos iMacs. Quem sabe o Mac Pro finalmente deixa o processador Intel e fecha o ciclo de transição para o ARM.

iOS 17

Este é um rumor literalmente garantido: a cada ano a WWDC mostra uma versão nova de todos os sistemas operacionais em uso pela Apple. O mais popular deles é o iOS, sendo o responsável por fazer todos os modelos de iPhone funcionarem perfeitamente. Ano passado foi o 16 e agora teremos o iOS 17.

É possível que a Apple aumente o número de funções para o Dynamic Island dos iPhone 14 Pro, introduza uma forma de transformar um celular da Apple em uma espécie de Echo Show ao entregar controles de casa conectada (HomeKit, claro) em tela sempre acesa e um visual renovado para o CarPlay.

No lado do iPad, onde o iPadOS é o nome do sistema operacional, são esperadas mais customizações para a tela bloqueada e também deve utilizar o modo de tela inteligente para casa conectada.

Em ambos os casos, mas agora apenas para a Europa e por conta da lei recente do bloco, o iPhone e iPad devem receber a possibilidade de instalar apps por fora da App Store. Também existem rumores para a chegada de um app para os dois gadgets, onde o usuário pode ter uma espécie de diário.

watchOS 10

Novo Apple Watch Ultra é bem resistente, com case de titânio e tela de cristal de safira
Novo Apple Watch Ultra é bem resistente, com case de titânio e tela de cristal de safira / Divulgação: Apple

Este é um sistema operacional que vem recebendo pouca atenção e as atualizações dele, presente nos modelos de Apple Watch, são bem sutis e pequenas. Desta vez o cenário tende a mudar. Mark Gurman disse recentemente que teremos widgets na tela do relógio e isso mudará por completo a forma como o usuário interage com o pequenino display.

Como assistir a WWDC 2023

A Apple libera a apresentação do primeiro dia para todos. Você pode assistir o keynote a partir da conta oficial da empresa no YouTube, em sua página, no Apple TV e no aplicativo exclusivo para desenvolvedores da plataforma.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!