Três astronautas chineses retornaram à Terra na noite deste sábado (3) após completar uma missão na estação espacial chinesa, a Tiangong. De acordo com a agência de notícias da China, a cápsula Shenzhou-15 pousou no norte do país às 19h34 (horário de Brasília).

O comandante da missão Shenzhou-15, Fei Junlong, e os companheiros de tripulação Deng Qingming e Zhang Lu estavam na estação desde novembro do ano passado em uma missão classificada pelo grupo como “sucesso absoluto”.

O que você precisa saber

  • Astronautas chineses voltaram à Terra em missão bem-sucedida;
  • Eles estavam na estação espacial chinesa;
  • Essa pode ser a única estação fixa no espaço em breve, após o fim da ISS.

Programa espacial da China a todo vapor

Leia mais:

Os taikonautas, como são chamados os astronautas da China, ficaram seis meses fazendo caminhadas espaciais e experimentos em gravidade zero.

publicidade

Agora, uma nova tripulação ocupa o local. Na última semana a China enviou a Shenzhou-16 e Fei e seus companheiros de tripulação entregaram o controle da estação para a nova equipe.

Tiangong foi concluída no ano passado. Em alguns anos a Estação Espacial Internacional (ISS) vai ser desativada e, até o momento, nem Estados Unidos nem Rússia têm planos avançados para a construção de um novo posto no espaço.

Seis astronautas chineses em macacões azuis dentro da estação espacial
Seis astronautas chineses em macacões azuis dentro da estação espacial (Imagem: Divulgação/Televisão Central da China)

Com 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS), Tiangong tem uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros, segundo a CNSA.

Ainda de acordo com a agência, a China planeja manter seu laboratório orbital constantemente ocupado durante esse período, não apenas por taikonautas, como também para astronautas de outras nacionalidades e até mesmo visitas turísticas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!