Você leu certo. Um disco voador elétrico decolou e pousou com gente dentro, nesta semana, na China. O ovni parece algo saído de um filme de ficção científica – mas este não vai te levar para outro planeta.

Para quem tem pressa:

  • Pesquisadores de duas universidades desenvolveram um disco voador elétrico capaz de decolar e pousar com gente dentro;
  • Eles demonstraram a capacidade do ovni elétrico num evento promocional, realizado na cidade chinesa Shenzhen, nesta semana;
  • O disco voador elétrico tem 12 pás de hélice, chega a 200 metros de altitude e 50 km/h de velocidade;
  • Atualmente, a aeronave elétrica será usada para passeios e ações publicitárias.

Após mais de três anos de desenvolvimento por pesquisadores da Beigang University e da Northwestern Polytechnical University, o disco voador elétrico de decolagem vertical realmente levantou voo.

publicidade

Leia mais:

Os pilotos decolaram na aeronave elétrica durante um evento promocional realizado na cidade chinesa de Shenzhen, num local com visão panorâmica dos arredores. Veja abaixo como foi:

publicidade

O disco voador elétrico

Pessoas em volta e em cima de disco voador elétrico na China
(Imagem: Shenzhen Pages)

Fabricado pela Shenzen UFO Flying Saucer Technology, o disco voador elétrico possui estruturas de dutos com seis orifícios – cada um com duas pás de hélice, totalizando 12. O design maximiza a estabilidade e a segurança com propulsão igualmente distribuída.

De acordo com o noticiário local Shenzhen Pages, o eVTOL (aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical) pode decolar e pousar em terra ou na água.

publicidade

Os pilotos podem voar por até 15 minutos, atingir até 200 metros de altitude e 50 km/h de velocidade. Além disso, o disco voador elétrico conta até com piloto automático.

Atualmente, a aeronave elétrica será usada, principalmente, para passeios e ações publicitárias. E a empresa obteve patentes globais para sua tecnologia.

publicidade

eVTOLs

Carros voadores no deserto da Austrália
(Imagem: Divulgação/Alauda Aeronautics)

A tecnologia eVTOL, no geral, avançou significativamente nos últimos anos. Esse progresso veio de investimentos com objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono e limpar o tráfego em cidades movimentadas.

Várias montadoras e empresas de aviação estão trabalhando para viabilizar a tecnologia. O “carro voador” X2 da XPeng, por exemplo, se tornou o primeiro eVTOL tripulado a receber uma licença de voo na China, no começo de 2023.

Já a Volkswagen apresentou seu primeiro protótipo de drone elétrico para passageiros, apelidado de “Flying Tiger”, em julho de 2022. Enquanto isso, a Toyota estendeu sua parceria com a Joby Aviation para produzir em massa eVTOLs para passageiros.

A Archer Aviation é outro nome a ser observado, com seu primeiro eVTOL “Midnight” saindo da linha de produção em maio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!