Os estabilizadores se tornaram parte integral de aparelhos elétricos em sistemas residenciais, industriais e comerciais, especialmente durante os anos 2000 e 2010, pois eles filtram a energia proveniente da rua e a adaptam a uma determinada tensão.  

Esse aparelho foi projetado para fornecer uma tensão constante em seus terminais de saída, independentemente das alterações na tensão de entrada ou de alimentação. Ele, em teoria, protege o equipamento contra sobretensão, subtensão e outras inconsistências.

publicidade

Leia também:

O que é um estabilizador?

Distribuição de energia. Foto: My Foto Canva/Unsplash
Distribuição de energia. Foto: My Foto Canva/Unsplash

Como as redes elétricas estão sujeitas à variação e queda energia, que podem ser causadas por relâmpagos, falhas elétricas ou fiação defeituosa, os estabilizadores atuam como um filtro, controlando a tensão e oscilação da rede.

publicidade

Em geral, todo e qualquer equipamento ou dispositivo elétrico é projetado para uma faixa de tensão de entrada, como os estabilizadores mantêm a tensão elétrica entre 110v e 220v nos equipamentos conectados, eles ficam protegidos da oscilação na energia, podendo impedir que os aparelhos queimem, e também aumentar a durabilidade destes equipamentos.

Em momentos de queda de energia, os estabilizadores aumentam a tensão para evitar que os aparelhos desliguem abruptamente. Por outro lado, em momentos de grande oscilação e instabilidade, um fusível de proteção queima no lugar dos aparelhos conectados ao estabilizador. 

publicidade
Estabilizador. Foto: Ragtech/Reprodução
Estabilizador. Foto: Ragtech/Reprodução

No entanto, como eles não geram energia sozinhos, os aparelhos conectados aos estabilizadores também desligam no caso de interrupção da rede elétrica.

Por que (não) usar um estabilizador?

Existem diversos tipos de estabilizadores disponíveis no mercado, com o modelo mais conhecido sendo aquele destinado para computadores ou equipamentos de escritório. Entretanto, com o passar dos anos e da evolução da tecnologia, algumas razões surgiram para justificar o não usar estabilizadores. 

publicidade

Não é recomendado, por exemplo, usar estabilizadores com aparelhos mais valiosos, como videogames, computadores e notebooks mais modernos. Principalmente, estabilizadores não são compatíveis com aparelhos que possuem a própria fonte ou mecanismos internos de regulação na tensão da rede, podendo ser a causa da queima do aparelho. 

Estabilizador. Foto: Lexman/Reprodução
Estabilizador. Foto: Lexman/Reprodução

Ainda assim, para uso com aparelhos menos valiosos ou mais antigos, como sistemas de som e rádios, estabilizadores podem adicionar certa segurança. Outro uso sugerido é como um extensor de múltiplas entradas, a exemplo de um filtro de linha.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!