A Volvo anunciou seu menor e mais barato carro elétrico para quem busca um SUV da marca sueca: o EX30. Sem qualquer parte movida por gasolina ou etanol, o novo compacto pode ser equipado com um ou dois motores e o conjunto é capaz de fazer o modelo acelerar de 0 até 100 km/h como um esportivo dos mais velozes.

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O que você precisa saber:

  • O Volto EX30 finalmente foi lançado e é o menos SUV elétrico da marca, que passou a vender apenas carros eletrificados
  • Mesmo compacto, ele pode ser equipado com até dois motores, alcança 422 cv de potência e isso ele acelerar de 0 a 100km/h em 3,4 segundos
  • A bateria pode ser configurada para até 480 km de autonomia e bastam 25 minutos no carregador rápido de 134 kW para recompor 80% da energia
  • O Android vem instalado dentro do carro, então o usuário não precisa espelhar o celular para ver o Waze e isso vale até para a internet, que vem de um chip inserido no veículo

A briga pelo carro elétrico mais popular continua forte e muitas marcas vão lançando modelos econômicos, seja em equipamentos ou mesmo no tamanho da carroceria. É o caso do Volvo EX30, prometido pela marca faz pouco tempo e que finalmente foi apresentado para o mundo.

Volvo EX30 (Imagem: divulgação/Volvo)
Volvo EX30 (Imagem: divulgação/Volvo)

Ele segue o plano de eletrificação da Volvo e sequer foi concebido com motor movido por gasolina, etanol ou diesel. O EX30 já nasceu elétrico e está em outro objetivo da marca sueca, que é fazer o preço dos EVs diminuir para reduzir a distância do valor cobrado por um veículo a combustão tradicional.

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Mesmo com pegada de “mais barato”, o Volvo EX30 está no segmento de mais conforto e isso significa que ele não é um carro popular, ficando apenas como o menos caro da marca sueca. Assim que chegar ao Brasil, o que a marca já confirmou que fará, ele poderá ser encontrado em configurações de um ou dois motores.

Volvo EX30 recarrega (muito) rápido

Ao todo são 272 cavalos para o EX30 com um motor e 422 cv para dois propulsores. Também é possível escolher duas capacidades para o conjunto de baterias com 51 ou 69 kWh. Traduzindo, elas prometem 350 km e 480 km de autonomia, respectivamente.

Volvo EX30 (Imagem: divulgação/Volvo)
Volvo EX30 (Imagem: divulgação/Volvo)

Se o cliente escolher a versão com dois motores, o EX30 promete fazer o 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos – o mesmo tempo de uma Ferrari Enzo. É tempo menor que muito superesportivo, mas o objetivo aqui é outro: autonomia. Para recarregar a bateria, que será sugada nestas arrancadas, o inversor de 134 kW do veículo precisa de 25 minutos para ir de 10% até 80% da energia mais uma vez.

Por dentro, o visual do carro é completamente novo, muito futurista. O sistema de som é assinado pela Harman/Kardon e tem uma espécie de soundbar na parte frontal. A central multimídia é vertical e com tamanho maior do que a já grande presente no XC40 elétrico. Por aqui temos o Google built in e isso significa um Android inteiro na tela, sem a necessidade de espelhar o celular ou a internet – existe um chip de operadora no carro.

Volvo EX30 (Imagem: divulgação/Volvo)
Volvo EX30 (Imagem: divulgação/Volvo)

Por fim, sistemas de auxílio para a direção estão inclusos no Volvo EX30, com objetivo de estacionar o carro para você, manter centralizado na faixa da rua ou estrada, avisar se vem um veículo no ponto cego, seguir na velocidade indicada e manter distância segura dos outros, freio automático de emergência e mais.

Quando e quanto?

O Volvo EX30 chega primeiro na Europa e alguns outros mercados internacionais, com preço inicial de 36 mil euros. O valor encosta em R$ 190 mil em conversão direta, mas é bem provável que ele chegue ao Brasil custando abaixo dos R$ 320 mil do XC40 elétrico. Meu chute é com o carro próximo dos R$ 240 mil.

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