O nobreak é o equipamento ideal para manter o funcionamento de aparelhos eletrônicos, seja em casas ou empresas, independente das oscilações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Além de evitar contratempos como a perda de documentos não salvos, o nobreak também pode melhorar a performance e longevidade dos aparelhos conectados a ele, fornecendo uma tensão constante mesmo em caso de apagão.

publicidade

Leia também:

O que é o nobreak?

Nobreak. Foto: PowerTek/Reprodução
Nobreak. Foto: PowerTek/Reprodução

O nome deste aparelho faz jus ao seu funcionamento, também chamado de UPS (uninterruptible power supply, ou fonte de energia ininterrupta), o nobreak opera basicamente como um estabilizador, alimentando os aparelhos conectados em seus terminais de saída com uma energia estável. 

publicidade

Isso significa que o nobreak regula a tensão em casos de subtensão (queda de tensão), sobretensão (tensão acima do recomendado) ou picos de tensão da rede elétrica, que ocorrem principalmente durante tempestade ou quando há erro nas instalações elétricas.

Uma das grandes diferenças entre o nobreak e um estabilizador, no entanto, é a presença de uma bateria e de um protetor eletrônico. Enquanto a bateria permite que o nobreak continue a alimentar energia por cerca de 15 minutos nos casos de apagões e instabilidade, o protetor eletrônico evita que curtos-circuitos ocorram ou queimem os aparelhos conectados.

publicidade

Por que ter um nobreak?

Modelo de nobreak online. Foto: APC/Reprodução
Modelo de nobreak online. Foto: APC/Reprodução

O nobreak pode evitar problemas com diversos tipos de aparelhos, como o desligamento de câmeras e alarmes de segurança quando há queda ou corte de energia. Além disso, como o home office e as casas inteligentes são cada vez mais comuns, o nobreak pode ser uma boa alternativa para evitar que aparelhos indispensáveis para o dia a dia queimem ou precisem de conserto.

Os modelos de nobreak variam de acordo com diversos aspectos, como a capacidade de autonomia e potência, que dependem do porte dos equipamentos que serão conectados a ele – alguns modelos podem, por exemplo, ter mais de uma bateria para garantir mais tempo de funcionamento dos aparelhos.  

publicidade

Para escolher o modelo ideal, é necessário descobrir a potência exigida do nobreak, o que pode ser feito ao calcular a soma da potência em Watts de todos os equipamentos que serão conectados ao aparelho, então multiplicar o resultado por 1,2.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!