Alunos do Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, desenvolveram máquina robótica focada em dizimar a mosca-lanterna-pintada (Lycorma delicatula). Essa espécie está causando sérios problemas aos Estados Unidos – principalmente na agricultura.

O inseto com formato de mariposa — que passa imagem de inofensivo por sua beleza exótica —, é considerado praga invasiva e, entre suas características, estão sua facilidade em reprodução e seu apetite voraz.

publicidade

Leia mais: 

Indicadores afirmam que, desde a chegada acidental do inseto nos EUA, há quase uma década, mais de US$ 500 milhões (R$ 243,8 milhões) em danos a várias árvores frutíferas foram registrados. A resposta dos pesquisadores para controlar a espécie é introduzir várias espécies de vespas no ecossistema do meio do Atlântico para caçar e comer esses insetos.

publicidade

Paralelo a isso, os estudantes de Carnegie Mellon desenvolveram tipo de “máquina da morte” robótica programada para caçar e destruir as massas de ovos da mosca-lanterna. Entenda como ela funciona:

  • A TartanPest é equipada com “combinação de tecnologias que conta com trator elétrico para movimentação e conjunto de câmeras para passagem”;
  • Com essa visão computadorizada, ela consegue estar constantemente em busca de massas de ovos, contendo até 50 ovos de mosca-lanterna;
  • Ao encontrar essas massas, sendo em árvores ou superfícies enferrujadas, a máquina usa seu braço de robô com escova giratória para esfregar os ovos — como um tipo de triturador.

publicidade

“Atualmente, as moscas-da-lanterna estão concentradas na parte leste do país, mas prevê-se que se espalhem por todo os EUA”, afirmou Carolyn Alex, pesquisadora de graduação da TartanPest. “Ao investir nesta questão agora, estaremos economizando custos mais elevados no futuro.”

Com informações de Engadget

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!