Se os robôs já estão em todo o lugar e fazendo todo tipo de serviço, por que não usá-los na segurança? Foi isso que a start-up suíça Ascento pensou. A empresa criou um robô que usa Inteligência Artificial (IA) para patrulhar grandes áreas. Ele pode até substituir guardas humanos — ou, ao menos, ajudar.

Leia mais:

Vídeo relacionado

Robô de guarda com IA

  • O robô da Ascento já está sendo usado na Suíça, na empresa Securitas AG.
  • Ele está em fase de testes, mas já tem oferecido uma camada adicional de segurança, além de aprimorar a eficiência operacional em algumas localidades.
  • O robô de guarda tem duas pernas dobráveis e pés em formato de roda, para poder se mover com agilidade. A cabeça é um computador a bateria, com sensores e IA.
  • Entre os sensores, ele possui uma câmera térmica para detectar pessoas e veículos, além de outra câmera 360° que captura imagens ao redor.
  • Ele se comunica com a base operacional por um feed ao vivo, com um operador humano no centro de controle.
  • Além disso, segundo o CEO da start-up, Alessandro Morra, o robô pode passar por um terreno plano, por cima de obstáculo e até subir um ou dois degraus, já que usa o recurso das rodas e pernas combinados.

Substituir humanos?

De acordo com a Ascento, o robô de guarda pode substituir profissionais humanos e ainda assim cobrir grandes áreas ao ar livre de uma forma mais rápida e barata. A real eficiência do dispositivo está sendo testada e não foi divulgada até o momento.

Segundo Morra, o foco no ramo da segurança tem a ver com o fato de a área exigir que profissionais trabalhem muitas horas seguidas em condições climáticas desfavoráveis. A intenção, de acordo com ele, é que os robôs facilitem a vida dos guardas. Os equipamentos poderão ser alugados por hora pelas empresas, para complementar a patrulha.

publicidade

Com informações de Euronews

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!