A Mobileye, empresa da Intel que atua no ramo de direção autônoma, criou um novo sistema que detecta o limite de velocidade nas rodovias. A ferramenta não apenas lê automaticamente números em sinais de velocidade, mas também identifica placas de trânsito.
A ideia é simples: manter os veículos sempre rodando na velocidade adequada, evitando multas e acidentes.
Leia mais:
- Cybertruck da Tesla é visto acelerando na Califórnia
- Quanto pagamos de impostos em carros no Brasil?
- Placas de veículos no Brasil podem ter uma pequena mudança; entenda
O novo sistema já é certificado por 27 países da UE, além de Israel, Noruega, Suíça e Turquia. Coincidentemente, o recurso foi anunciado justamente quando a UE decidiu exigir que todos os veículos novos tenham sensores de controle de velocidade.
O que você precisa saber:
- A tecnologia já pode ser instalada por montadoras que utilizam alguns dos chips da empresa nos seus carros (como o EyeQ4 e EyeQ6), informa a Mobileye.
- A ferramenta decide ainda se os sinais de trânsito são relevantes para a velocidade ou não, além de informar o motorista sobre saídas e retornos na estrada.
- Para viabilizar isso tudo, a criadora da tecnologia afirma que usou 400 petabytes de dados de filmagem gravados em todo o mundo.
Segundo a empresa, o recurso será integrado por “um grande grupo automotivo global em duas marcas de veículos” e estará disponível em alguns modelos ainda este ano na Europa. Mais carros receberam o sistema em 2024.
Confira abaixo mais detalhes de como a tecnolgia funciona:
Carro elétrico da Xiaomi tem detalhes vazados
Falando em novidade, a gigante chiensa Xiaomi se prepara para um novo lançamento: o MS11, seu próprio carro elétrico. A empresa mantém um forte sigilo em relação ao novo produto, mas uma foto vazada, publicada no FixMyGuide, traz alguns detalhes importantes sobre o veículo. Saiba mais aqui.
Com informações da Mobileye e The Verge
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!