Um animal com 486 pernas e uma cabeça cheia de dentes. A descrição parece ter saído de um filme de terror, mas uma criatura assim realmente foi encontrada em parques na região de Los Angeles, no estado americano da Califórnia. Entretanto, esse bichinho é bem menos aterrorizante do que parece. 

Na verdade, todo esse poder intimidador só pode ser visto num microscópio, isso porque essa centopéia é minúscula, com a largura da ponta de uma lapiseira. Esse animal ainda tem a capacidade de brilhar no escuro.

publicidade

A espécie foi revelada em um artigo publicado recentemente na revista ZooKeys e se trata de um tipo de milípede, conhecido no Brasil como piolho-de-cobra. 

Aliás, a família é grande. Além do agora nomeado milípede-fio de Los Angeles (Illacme social), existem cerca de outras 12 mil espécies de milípedes no mundo.

publicidade

Leia mais:

Nova espécie de criatura em um reino bastante vasto

O grande destaque da pesquisa é que essa espécie foi encontrada em um ambiente urbano. Ou seja, mesmo na cidade ainda existem novas criaturas para serem descobertas, o que reforça ainda mais a necessidade de preservação ambiental.

publicidade

“Literalmente, essas novas espécies estão bem abaixo de nossos pés”, disse Derek Hennen, entomologista do Museu de História Natural da Virgínia, que não participou do estudo ao Phys.org.

“Isso realmente mostra que é importante preservar esses espaços verdes abertos e habitats naturais o máximo que pudermos, porque mesmo em um ambiente intensamente urbanizado como Los Angeles, você ainda pode encontrar novas espécies em lugares que as pessoas simplesmente não conheciam. estive olhando antes”, completou.

publicidade

Milípedes não são insetos, mas invertebrados artrópodes mais intimamente relacionados com lagostas e lagostins. Essas criaturas são fundamentais na natureza pois se alimentam de matéria vegetal morta e liberam nutrientes que permitem o crescimento de novas plantas no local.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!