Com apenas 19 anos, José Antônio Eleutério entrou para a história! Ele se tornou o primeiro estudante do ensino público do Brasil a conquistar medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), competição também conhecida como Copa do Mundo de Física. 

Em sua 36ª edição, o evento aconteceu em Murree, no Paquistão, entre os dias 18 e 25 de julho. Equipes de 14 países participaram da competição, que consiste na resolução de problemas e prática de experimentos.

publicidade
José Antônio Eleutério, convidado desta sexta-feira (4) do Programa Olhar Espacial, foi homenageado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Dia do Físico este ano.

Aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde  cursa o ensino médio integrado em eletrotécnica no campus de Juazeiro do Norte, o jovem coleciona diversas premiações em competições científicas, como a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e a Olimpíada Brasileira de Satélites.

Ele é o convidado desta sexta-feira (4) do Programa Olhar Espacial, onde vai contar tudo sobre sua mais recente conquista e todos os detalhes sobre o IYPT. Nesta edição, o programa (como sempre, imperdível) também vai abordar como disputas como essa são importantes para formar os cientistas do amanhã.

publicidade

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!