O streamer Kai Cenat prometeu dar consoles de PlayStation 5 de graça. E isso gerou caos e uma grande resposta policial no coração da cidade de Nova York, nos EUA.

Para quem tem pressa:

  • O streamer Kai Cenat prometeu dar 300 consoles de PlayStation 5 de graça;
  • A promessa do influencer levou uma multidão de duas mil pessoas a se reunir no Union Square Park;
  • Eles escalaram os carros e o telhado da entrada da estação de trem e jogaram garrafas nos policiais que foram intervir;
  • Pessoas também foram vistas lançando fogos de artifício, garrafas e derrubando barricadas;
  • A polícia informou que o influenciador estava entre várias pessoas detidas e ele pode ser acusado de incitar um motim.

Segundo a BBC, a promessa do influencer levou uma multidão de cerca de duas mil pessoas a se reunir no Union Square Park.

Leia mais:

A polícia informou que o influenciador estava entre várias pessoas detidas e ele pode ser acusado de incitar um motim.

publicidade

PS5 de graça e caos em NY

Influencer Kai Cenat
(Imagem: Getty Images)

As pessoas se reuniram pela primeira vez no começo da tarde, após Cenat postar nas redes sociais – onde tem mais de dez milhões de seguidores e assinantes – que distribuiria 300 consoles do PS5.

Algumas horas depois, centenas se amontoaram nas ruas ao redor de uma das paradas de trem mais movimentadas da cidade de Nova York.

Eles escalaram os carros e o telhado da entrada da estação de trem e jogaram garrafas nos policiais que foram intervir. Pessoas também foram vistas lançando fogos de artifício, garrafas e derrubando barricadas.

Os vagões do metrô passaram pela parada da Union Square durante o incidente, informou a CBS, parceira da BBC nos EUA, enquanto a polícia instava as pessoas a evitar a área.

Resposta da polícia

Polícia prendendo pessoas em multidão por PS5 de graça
(Imagem: Reuters)

O NYPD (Departamento de Polícia de Nova York) declarou uma mobilização de “nível quatro” – o que significa que cerca de mil policiais foram enviados ao local.

Durante uma transmissão ao vivo dentro de um veículo perto da Union Square, enquanto a desordem se desenrolava, Cenat disse:

Eles estão jogando gás lacrimogêneo lá fora. Não vamos fazer nada até que seja seguro. Cada um por si, porque é uma guerra lá fora, cara.

A polícia prendeu o influencer no final da tarde. E a multidão se dispersou cerca de uma hora depois.

De acordo com uma afiliada da CBS, Cenat não tinha permissão para o evento, que teria sido uma colaboração com Fanum, uma “estrela do Bronx” no YouTube.

Já enfrentamos coisas assim antes, mas nunca a este nível de perigo, onde os jovens não acataram as nossas ordens.

Jeffrey Maddrey, chefe do NYPD (Departamento de Polícia de Nova York)

Maddrey acrescentou:

Tinha pessoas andando com pás, machados e outras ferramentas do comércio de construção. Além disso, os indivíduos estavam acendendo fogos de artifício. Eles os jogavam contra a polícia e os jogavam uns contra os outros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!