Imagem: pixelschoen/ Shutterstock
O Google está trabalhando com a American Airlines para desenvolver rotas de voo mais sustentáveis a partir da redução de rastros, aqueles que observamos no céu e se parecem com nuvens em linha reta. Esse projeto conta com o Breakthrough Energy (fundo de investimento climático de Bill Gates) e pretende ajudar os pilotos a limitar o impacto de um voo no planeta.
Com imagens de satélite e inteligência artificial (IA), a nova tecnologia é capaz de analisar as regiões onde os rastros possivelmente vão se formar, direcionando as informações aos pilotos para poderem evitá-los e, como consequência, reduzindo o impacto ambiental.
Leia mais:
Como forma de impedir a formação dos rastros, o piloto pode direcionar a aeronave para onde há menos umidade com auxílio da nova tecnologia. Além disso, essa alteração não representa mudança no curso; os aviões podem manter o mesmo trajeto, mas com ajustes na altitude do voo.
“É como um grande mapa dizendo: ‘Olha, os aviões voando nesta altitude farão rastro de fumaça. Portanto, não vamos pilotar nenhum avião por lá’”, afirma Scott Geraedts, engenheiro de software do Google.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de agosto de 2023 16:13