O Naver, maior e mais popular site de buscas da Coreia do Sul, revelou, nesta quinta-feira (24), sua própria ferramenta de inteligência artificial (IA): HyperCLOVA X. Com isso, a empresa entra oficialmente na corrida da IA generativa.
Para quem tem pressa:
- A Naver, gigante de buscas da Coreia do Sul, revelou, nesta quinta-feira (24), o HyperCLOVA X, uma espécie de canivete suíço com inteligência artificial (IA);
- O HyperCLOVA X abrange um conjunto de ferramentas – entre elas, o chatbot CLOVA X, projetado para aprimorar pesquisas, compras e navegação;
- Embora esteja atrás de líderes do setor, o Naver quer explorar nichos de mercado que ainda não foram abordados pelas gigantes estadunidenses e chinesas.
Embora esteja atrás de líderes do setor – por exemplo, a OpenAI, apoiada pela Microsoft, e o Google, da Alphabet – a Naver e seus rivais sul-coreanos querem explorar nichos de mercado que ainda não foram abordados pelas gigantes estadunidenses e chinesas, segundo a Reuters.
Leia mais:
- Lembra da música mas não sabe o nome? YouTube testa recurso para te ajudar
- Google Bard: 5 coisas que você precisa saber antes de usar o chatbot com IA
- ChatGPT e IA: o que os chatbots sabem sobre nós e com quem compartilham dados?
A Naver procura desenvolver aplicações de IA locais para países com sensibilidades políticas no Oriente Médio, bem como países e regiões que não falam inglês – Japão e o Sudeste Asiático, por exemplo.
IA da Naver
O HyperCLOVA X abrange um conjunto de ferramentas, estilo canivete-suiço. Entre elas, está o aplicativo chatbot CLOVA X, projetado para aprimorar pesquisas na web, compras online e serviços de navegação.
Além disso, possui a função (também com IA) Cue, que pode ser integrada ao seu mecanismo de busca. A Naver planeja iniciar serviços beta para CLOVA X a partir desta quinta, enquanto para o Cue isso ficou para setembro.
Agora, na era da IA generativa, uma batalha feroz está em andamento para [as empresas] serem escolhidas por serviços e parceiros de negócios.
Choi Soo-yeon, CEO da Naver
Além disso, a Naver está colaborando com a Samsung Electronics para desenvolver soluções de chips mais compactas e eficientes que suportem o avanço da tecnologia de IA.
Contexto do lançamento
Esse movimento da Naver segue a tendência iniciada pelo chatbot ChatGPT da OpenAI, que despertou entusiasmo e investimento em tecnologia de IA.
Apesar do grande entusiasmo e dos investimentos, a maioria das empresas e desenvolvedores ainda não monetizaram totalmente esta tecnologia emergente.
Choi revelou que a Naver está envolvida em discussões com parceiros globais para facilitar a expansão internacional dos seus novos serviços de IA, embora parceiros específicos ainda não tenham sido revelados.
À medida que o cenário da IA generativa continua a evoluir, a abordagem da Naver poderá ter um impacto transformador em vários mercados e regiões.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!