O Google Chrome está testando uma ferramenta de leitura de tela para que o browser consiga falar em voz alta o texto encontrado em sites. A novidade chegou ao estágio inicial de testes abertos e utiliza o modo de leitura do navegador para que você não precise mais ler o conteúdo, passando a escutá-lo sem a necessidade de software terceiro.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Google Chrome finalmente começou a testar uma ferramenta que lê em voz alta o texto no modo leitura do navegador
  • A novidade ainda está em estágio inicial de testes, dentro da versão Canary do browser e não aparece para todo mundo
  • Nela um botão em formato de play é exibido acima do texto coletado pelo modo de leitura do browser
  • Os poucos usuários com o recurso ativado no Chrome comentaram que a voz da leitura ainda é muito robótica e nada natural

Se você não conhece o modo de leitura, saiba que ele é a melhor ferramenta que você pode encontrar atualmente para ainda acessar sites forrados de publicidade, sem ter a leitura do conteúdo interrompida constantemente pelos banners. Ele basicamente remove todo o conteúdo que não é o texto, deixando o visual como de um documento e está presente em praticamente todo navegador.

O Chrome recebeu uma ferramenta nativa para este modo neste ano e agora começou a testar uma evolução para ela, tornando o modo de leitura em uma voz que vai te contar todo o texto encontrado.

publicidade

Por enquanto apenas a versão Canary do Google Chrome recebeu a novidade e ela é a mais inicial na lista de testes, geralmente com ferramentas presentes muito antes de seu lançamento e ainda com alguns erros esperando feedback para correção.

Chrome separa publicidade e fotos no modo de leitura

A leitura do texto neste modo que separa tudo do conteúdo, inclusive fotos que fazem sentido para o contexto, fica em um pequeno botão com um play no começo dele. O The Verge encontrou alguns usuários utilizando a novidade e eles comentam que a voz emitida pelo browser ainda é robótica, longe da mesma naturalidade utilizada pelo gigante das buscas em outras ferramentas – como a voz que te guia no Google Maps.

publicidade

Mesmo em estágio inicial de testes, nem todo mundo com a versão mais recente do Chrome Canary consegue ativar o recurso. Com isso é possível entender que o lançamento da leitura de texto em voz alta está bem longe de ser lançada globalmente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!