A NASA divulgou um registro do cometa 322P passando bem próximo do Sol no último dia 21 de agosto. Quem foi responsável pelo flagrante foi a sonda SOHO, bem experiente no espaço e que já faz registros do tipo desde 1995.

O cometa já foi visto pela mesma sonda anteriormente, em 1999, na primeira vez em que foi flagrado. Ele ainda foi visto outras vezes e recebeu nomes diferentes conforme foi sendo registrado. O 322P também é conhecido como P/1999 R1, P/2003 R5, P/2007 R5 e P/2011 R4.

publicidade

Esse cometa é do tipo Kreutz Sungrazer. Caracterizado por órbitas extremamente elípticas que os levam muito perto do Sol, passando pela sua coroa ou até mesmo mergulhando na atmosfera solar. Eles são chamados de “Sungrazers” (em tradução livre, “raspadores do Sol”) devido à sua proximidade com o Sol.

Cometa tem características interessantes

Com isso, o cometa chega a ter um brilho semelhante ao de estrelas que visualizamos no céu noturno. Entretanto, por estar tão perto do Sol, o 322P só pode ser visto com instrumentos, como a sonda SOHO.

Leia mais

Os cometas do tipo Kreutz Sungrazer são fragmentos de um cometa maior que se desintegrou há muito tempo. Eles seguem trajetórias semelhantes e têm origem no mesmo corpo progenitor. Ao se aproximarem do Sol, esses cometas geralmente se desintegram completamente devido ao calor intenso e à força gravitacional do Sol, mas isso não acontece com o 322P.

Ele conta com uma alta densidade e, ao contrário de outros cometas, ele não possui cauda. O 322P tem ainda 150 e 320 metros de diâmetro e gira a cada 2,8 horas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!