O líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, receberá líderes de tecnologia em um evento de inteligência artificial (IA) marcado para o dia 13 de setembro, segundo informou a Reuters. O fórum será fechado e contará com a presença dos CEOs mais influentes no assunto, como Elon Musk (X/Twitter) e Mark Zuckerberg (Meta). 

A reunião terá também Sundar Pichai, chefe da Alphabet (Google), Satya Nadella, o CEO da Microsoft, e claro, Sam Altman, da OpenAI. 

publicidade

Leia mais! 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O fórum será bipartidário e deve debater formas de regulamentação da IA; 
  • Vale lembrar que em junho, Shumer já havia mencionado a realização de um encontro para “estabelecer uma nova base para a política de IA”; 
  • Essa não será a primeira vez que Musk se reúne com o líder político. Eles tiveram um encontro em abril deste ano, no qual também discutiram com especialistas sobre a tecnologia. 

Precisamos dos melhores dos melhores sentados à mesa: os principais desenvolvedores de IA, executivos, cientistas, defensores, líderes comunitários, trabalhadores, especialistas em segurança nacional — todos juntos em uma sala, fazendo anos de trabalho em questão de meses. 

Líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer. 

Em sua declaração em junho, Shumer pontuou a importância de uma lei abrangente para o país conseguir avançar e garantir salvaguardas no que diz respeito a IA. Na época, ele também reiterou a necessidade de uma ação bipartidária do Congresso.  

Faz meses que diferentes governos estão discutindo como mitigar os perigos da tecnologia emergente, que registou um boom no investimento e na popularidade dos consumidores após o lançamento do ChatGPT da OpenAI — seu impacto já foi, inclusive, comparado ao da chegada da internet. 

publicidade

Recentemente, o presidente Joe Biden também discutiu a questão da IA com outros líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, cujo governo realizará ainda este ano a primeira cúpula global sobre segurança da inteligência artificial. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!