A Audi aproveitou o domingo (3) para mostrar ao mundo como será o interior do ainda não lançado Audi Q6 e-tron. O carro elétrico é um SUV totalmente elétrico e que chegará em 2025 como resultado de parceria entre a montadora alemã e sua prima do mesmo grupo, a Porsche.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O novo Audi Q6 e-tron é um carro elétrico que tem a arquitetura desenvolvida em parceria com a Porsche
  • Por dentro ele conta com três telas, sendo duas delas em OLED e uma terceira capaz de exibir filme para o passageiro sem que o motorista consiga olhar o conteúdo
  • O carro pode ser quase todo controlado por voz, com ajuda de inteligência artificial que vai aprendendo os costumes do motorista para melhorar as respostas
  • A projeção de velocidade no parabrisas vai além do simples número, entregando realidade aumentada para auxiliar na navegação do GPS

O Audi Q6 e-tron é importante não somente por ser novo e trazer muita tecnologia, mas também por ser o primeiro modelo da montadora alemã baseado na arquitetura Premium Platform Electric, desenvolvida em parceria com a Porsche. Agora, a novidade desta semana é a parte interna, com acabamento e conforto para o motorista e demais ocupantes.

Com isso em mente, saiba que o Audi Q6 e-tron 2025 será lançado com duas telas na parte da frente, sendo a primeira em um conjunto de dois displays OLED curvos com 11,9 polegadas, enquanto a segunda é focada para o passageiro e tem menor tamanho, com 10,9 polegadas.

publicidade
Audi Q6 e-tron (Imagem: divulgação/Audi)
Audi Q6 e-tron (Imagem: divulgação/Audi)

Este segundo monitor utiliza tecnologia que permite ao passageiro assistir um filme, enquanto o motorista não consegue ver o conteúdo exibido. Outro ponto baseado na visão é o uso de realidade aumentada como opcional no HUD, onde informações são projetadas no parabrisas com dados sobre velocidade, placas de trânsito e setas indicando curvas do GPS.

Audi Q6 e-tron tem Android embutido

Dentro do habitáculo, faixas de LED são utilizadas para indicar alguns pontos como status do carregamento das baterias e até alertas, como quando o sistema de frenagem automática é ativado. Para o som o Q6 e-tron 2025 traz alto-falantes da Bang & Olufsen com sistema 3D e ele, além de outros parâmetros do carro elétrico, podem ser controlados por voz e uma IA responde os comandos.

publicidade
Audi Q6 e-tron (Imagem: divulgação/Audi)
Audi Q6 e-tron (Imagem: divulgação/Audi)

O Android Automotive é quem controla praticamente tudo e ele é uma espécie de Android Auto, mas muito mais interno para o carro e isso inclui utilizar o Waze ou Google Maps, mas com o próprio sistema de navegação sabendo quanto de bateria o carro terá ao chegar no destino, antes de sequer iniciar a rota.

Ainda não existe uma data prevista para o lançamento, mas a Audi promete ter o Q6 e-tron sendo vendido em algum momento de 2025.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!