Nos últimos tempos, a Índia tem se destacado significativamente na astronomia. Não bastassem as históricas missões espaciais, como a sonda Chandrayaan-3, que pousou na Lua em agosto, e o recém-lançado observatório solar Aditya-L1, os astrônomos indianos também têm sido motivo de orgulho para o país por suas descobertas cósmicas.

Descrita em um artigo disponível no servidor de pré-impressão arXiv, a mais recente delas é uma galáxia anelar (ou anular) que possivelmente pertence à rara classe das galáxias de anel polar (PGRs).

publicidade

Segundo os autores, uma equipe de astrônomos da Universidade Cristã de Bangalore, o objeto foi descoberto por acaso enquanto eles analisavam os dados do Dark Energy Camera Legacy Survey (DECaLS), um levantamento do plano da Via Láctea visto do hemisfério sul, obtido em comprimentos de onda óticos e no infravermelho próximo. A nova PGR recebeu a designação DES J024008.08-551047.5 (ou simplesmente DJ0240).

A candidata a galáxia de anel polar DJ0240, descoberta por astrônomos indianos. Crédito: Krishna et al., 2023.

O que são galáxias de anel polar

Galáxias de anel polar são aquelas nas quais um anel externo de gás e estrelas gira sobre os pólos. Acredita-se que esses anéis polares se formem quando duas galáxias interagem gravitacionalmente uma com a outra. 

O novo estudo descobriu que DJ0240 tem um anel posicionado quase perpendicularmente à galáxia hospedeira. O ângulo de posição do anel é de cerca de 80 graus, enquanto o ângulo de posição do hospedeiro é de aproximadamente 10 graus, o que sugere que os dois componentes são quase ortogonais um ao outro. A distância até a galáxia é estimada em cerca de 1,8 bilhão de anos-luz.

A equipe identificou também que o anel é três vezes mais extenso do que a galáxia hospedeira, que consiste em uma protuberância e um disco. Outra observação dos pesquisadores foi que o anel é mais azul do que a galáxia central, o que normalmente é observado em outros PRGs conhecidos. 

Segundo os autores do artigo, a presença de componentes de anéis azuis em PRGs indica um nível mais alto de atividade contínua de formação estelar nessas estruturas.

Leia mais:

Conforme destaca o site Phys, embora mais de 400 candidatas a PRGs tenham sido descobertas até o momento, apenas poucas dezenas delas foram confirmadas como verdadeiras galáxias de anel polar por observações espectroscópicas de acompanhamento. E esta também deve ser submetida a tais procedimentos.

“Sugerimos que a galáxia anular DJ0240 é uma candidata altamente promissora para inclusão no catálogo da PRG”, dizem os pesquisadores. Eles ressaltam que mais investigações são necessárias para confirmar essa classificação, “particularmente por meio de observações espectroscópicas para analisar as propriedades cinemáticas da galáxia hospedeira e da estrutura polar”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!