Arqueólogos encontraram, na cidade turca de Assos, um antigo tridente de ferro, que deve ter sido usado para pesca.

Assos está localizada no noroeste da Turquia e possui vasta história compartilhada com suas ruínas antigas e artefatos romanos e bizantinos encontrados durante algumas escavações.

publicidade

Leia mais:

As escavações na cidade clássica foram lideradas por Nurettin Arslan, professor de ciências sociais e de humanidades na Universidade Canakkale Onsekiz Mart. Os trabalhos estão recebendo apoio do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia e da Sociedade Histórica Turca.

publicidade

Tridente de ferro

  • A equipe encontrou o tridente, com idade estimada em 1,7 mil anos, em antiga fonte chamada Nymphaion (fonte oriental);
  • Um restaurador trabalhou no achado para limpá-lo e remover partículas do solo e de agentes oxidantes;
  • Arslan contou ao portal Anadolu que o tridente era um material que era visto especialmente em murais e outras representações.

Esta é a primeira vez que achamos este tipo de material em Assos, pois ferramentas feitas de ferro são os materiais que mais rapidamente se decompõem em cidades antigas.

Nurettin Arslan, professor de ciências sociais e de humanidades na Universidade Canakkale Onsekiz Mart, em entrevista ao Anadolu

O professor disse ainda que, segundo estudos, essa ferramenta era usada para pegar grandes peixes no mar em pequenas embarcações à noite, iluminando o caminho com uma tocha.

Arslan completou afirmando que é difícil dizer onde o arpão foi fabricado, já que é composto de ferro, pois “o ferro é encontrado e produzido no mundo todo. Dessa forma, fica difícil dizer qualquer coisa sobre seu local de confecção”, disse.

publicidade

“Mas mais descobertas de escória de ferro ou ferro forjado, em vários lugares ou áreas em Assos. Portanto, é possível que esta peça tenha sido produzida em Assos mesmo.”

Pedra milenar descoberta na França pode ser mapa 3D mais antigo da Europa

Uma equipe de arqueólogos no norte da França tem se dedicado há quase uma década a decifrar os enigmas de um antigo objeto da Idade do Bronze conhecido como laje de Saint-Bélec. Esta pedra misteriosa, encontrada no país em 2014 após mais de um século desaparecida, pode ser o mapa 3D mais antigo da Europa.

publicidade

Leia a matéria completa aqui