A pesquisa TIC Kids, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) aponta para mudanças nos hábitos das crianças brasileiras quando o assunto é o mundo virtual. Segundo o levantamento, elas têm acessado à internet pela primeira vez cada vez mais cedo.

Leia mais

publicidade

Em 2023, revela o estudo, 24% das crianças se conectaram pela primeira vez com até 6 anos. Esse número vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Em 2015, só 11% das crianças com essa idade já tinham entrado na internet, e a maioria (16%), se conectava com 10 anos.

95% das crianças e adolescentes brasileiros já acessam a internet

  • 6 anos: 24%
  • 7 anos: 8%
  • 8 anos: 11%
  • 9 anos: 8%
  • 10 anos: 12%
  • 11 anos: 7%
  • 12 anos: 5%
  • Mais de 12 anos: 7%
  • Não sabe/não respondeu: 19%

Computador tem perdido espaço

De acordo com a pesquisa, a casa é o local onde a maioria das crianças (98%) se conectam, seguida pela casa de outras pessoas (85%) e da escola (44%). E essa conexão é feita, principalmente através de smartphones: 97% das crianças usam os celulares para usar a rede. O computador, por sua vez, era usado por 64% em 2015, e agora caiu para 38%.

publicidade

O segundo aparelho mais usado para navegar na internet desde 2019 são as Smart TVs. Em 2015, elas respondiam pelo acesso de 11% das crianças, mas hoje correspondem a 70% das conexões. O videogame, outro meio de acesso importante, é usado por 22%.

97% das crianças usam os celulares para entrar na internet (Imagem: Wavebreakmedia/iStock)

Qual o uso da internet pelos menores de idade?

O levantamento aponta que 82% das crianças usam a internet para fazer trabalhos escolares, 66% para pesquisar algo por curiosidade própria e 60% se conectam para ler notícias. Na sequência aparecem: uso de mapas (39%), buscas por informações sobre saúde (35%), pesquisas de informações relativas a empregos ou cursos (28%) e informações sobre o que acontece na própria rua ou no bairro (26%).

publicidade

Outro ponto apresentado pela pesquisa é sobre o uso do streaming pelas crianças: 88% usam para ouvir música online, 82% assistem filmes ou séries e 45% usam a internet para baixar músicas, filmes ou séries.

A pesquisa ainda destacou que quanto mais jovem for a criança ou adolescente, menor a chance de baixarem aplicativos. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 82% já fizeram download de algum app. Entre as crianças de 9 a 10 anos, esse percentual ainda é de 46%.

publicidade

Plataformas favoritas

A pesquisa

O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (NIC.br), o braço operacional do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Alinhada com a metodologia do projeto Global Kids Online, da Unicef, a TIC Kids ouviu mais de 2.700 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 17 anos, e mais de 2.700 pais ou responsáveis, de todas as classes sociais. As entrevistas foram realizadas no período de março a julho deste ano.

As informações são do UOL.