Ampliando suas apostas em inteligência artificial, o Google pode estar em negociações para um investimento milionário na Character.AI, startup de IA fundada por dois ex-funcionários da big tech. Conforme relatado pela Reuters, a aplicação deve aprofundar a parceria já existente entre as empresas. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A Character.AI já utiliza os serviços em nuvem do Google e Unidades de Processamento Tensor (TPUs) para treinar modelos; 
  • A startup foi fundada pelos ex-funcionários do Google Noam Shazeer e Daniel De Freitas; 
  • A empresa está trabalhando há meses em seu próprio chatbot, muito parecido com o ChatGPT da OpenAI, mas com algumas divertidas diferenças; 
  • A IA da Character permite que as pessoas conversem com versões virtuais de celebridades como Billie Eilish ou personagens de anime; 
  • O uso da IA é gratuita, mas há um serviço de assinatura para quem deseja “furar a fila” para acessar o chatbot; 
  • Nem o Google, nem a Character AI confirmaram a ampliação do negócio conjunto. 

Leia mais! 

Com discussões privadas, as negociações entre as companhias estão em andamento há algum tempo e os termos do acordo podem ser alterados, segundo a Reuters. Se o novo contrato se firmar, a Character AI será a mais nova startup de IA a receber investimento da big tech, que também está aplicando US$ 2 bilhões na Anthropic. 

publicidade

Com rápido crescimento, a Character.AI busca capital para conseguir avançar em sua tecnologia, embora um sucesso já possa ser observado entre usuários mais jovens.  

Segundo dados da Similarweb, as funções diferenciadas do chatbot da startup atraíram usuários de 18 a 24 anos, que contribuíram com cerca de 60% do tráfego do site, o que tem ajudado a empresa a se posicionar como uma assistente de IA mais divertida, em comparação com ChatGPT, da OpenAI, e Bard, do Google. 

publicidade

Lançado no final de 2022, pouco após o produto da OpenAI, o chatbot obteve 100 milhões de visitas mensais nos primeiros seis meses desde a estreia. 

Google teria desistido do chatbot da Character em 2018

Embora tenha visto a “luz do dia” apenas no final de 2022, o chatbot de IA da Character foi formulado em 2018, quando Shazeer e Freitas ainda eram engenheiros do Google. A tecnologia foi descartada na época pela empresa, já que o projeto de IA conversacional era apenas um passatempo realizado nas horas vagas. Saiba mais detalhes aqui!