A Renault tem planos de se tornar totalmente elétrica até 2030, mas, antes, precisa crescer no mercado do setor. Para isso, a montadora separou sua divisão de veículos elétricos em outra marca, a Ampere, que deve bater de frente com a Tesla, BYD e outras empresas chinesas.
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Estratégia da Renault
- A unidade Ampere já fazia parte da Renault e, em um comunicado, a montadora anunciou separação, tornando ela uma marca própria.
- A motivação por trás disso é focar apenas na produção de modelos elétricos, enquanto a Renault pode direcionar suas estratégias para reduzir a presença de veículos a combustão no catálogo.
- Além disso, segundo o site Electrek, o governo francês detém 15% da Renault e é fundamental que a empresa esteja investindo no setor, principalmente com as metas ambiciosas da União Europeia.
- Com logotipo, equipe executiva e uma estratégia separada da Renault, a Ampere declarou que já emprega mais de 11 mil pessoas (um terço apenas de engenheiros).
- Ainda, a nova marca afirmou que pretende reduzir 40% dos custos de fabricação dos automóveis até 2027, produzindo em três fábricas na França.
- A meta é produzir 400 mil veículos elétricos no início, subindo para 600 mil em 2026 e 1 milhão em 2031, segundo a Reuters.

Modelos da Ampere
Por enquanto, a Ampere possui apenas um modelo, o Megane E-Tech. Mais opções devem aparecer no catálogo da marca conforme ela se desenvolve, com uma previsão de mais cinco modelos até 2030.
Os carros elétricos já existentes da Renault e da Dacia, que pertence ao grupo, não serão realocados.