Esses são alguns destaques da edição desta terça-feira (14):

Academia Brasileira de Ciências vê riscos e benefícios da IA para o país

Um grupo de 16 cientistas de diferentes áreas e instituições produziu o primeiro relatório sobre inteligência artificial a pedido da Academia Brasileira de Ciências. O documento intitulado “Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil” alerta para os principais riscos e benefícios que essa tecnologia pode trazer ao país. Para falar mais sobre o assunto, recebemos o professor Edmundo Albuquerque de Souza e Silva, membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos porta-vozes do relatório.

publicidade

Pix: vale a pena usar na Black Friday? É seguro?

A Black Friday está chegando, mas muitas promoções de novembro já começaram, o chamado Black November. E aí fica a dúvida: afinal, é seguro usar o Pix como pagamento? Alguns bancos já oferecem o Pix no Crédito, como funciona? Para responder essas questões, recebemos o Bruno Martucci, especialista em tecnologia financeira.

Mão biônica pode levantar 77 kg e é configurada por app

Mais de 200 pacientes já utilizam a mão biônica desenvolvida pela startup Aether Biomedical. Ela funciona traduzindo os sinais elétricos nos músculos do braço. Quando um paciente pensa em segurar uma garrafa ou beliscar uma agulha, por exemplo, os sensores detectam esses sinais e seu software os converte em ações. Agora, a empresa anunciou uma rodada de financiamento de US$5,8 milhões, cerca de R$28 milhões, para melhorar o processo de fabricação da tecnologia.

publicidade

Google processa criminosos que aplicam golpes com Bard fake

O Google anunciou, nesta segunda-feira (13), que move um processo na Califórnia (EUA) contra indivíduos suspeitos de estarem sediados no Vietnã, acusados de criar páginas de rede social e anúncios fraudulentos para aplicar golpe com uma espécie de “fake” do Bard.

Supertempestade solar pode colapsar a internet?

Rumores de que cientistas da NASA teriam emitido alertas sobre um possível “apocalipse da internet” esperado para a próxima década têm causado um verdadeiro alvoroço nas redes sociais ao redor do mundo. O que sabemos até agora? Cientistas se preparam para a hipótese!

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!