A Inteligência Artificial (IA) se popularizou em 2023 e este será o primeiro ano que a tecnologia poderá ser incorporada em um setor improvável: o de compras de fim de ano. O Google anunciou nesta quinta-feira (16) que lançou recursos para ajudar os consumidores a acharem os presentes de Natal ideais com mecanismo de pesquisa facilitados, além de possibilidades de experimentar os produtos online.

Leia mais:

publicidade

Natal com IA

  • Usando o Search Generative Experience, recurso de IA generativa para as pesquisas do Google, o buscador facilitará a vida de quem quer ideias para presentes.
  • Por exemplo: se você quiser presentar um familiar que desenvolveu um gosto pela culinária recentemente, pode digitar “ótimos presentes para cozinheiros amadores” e o Google responderá com opções diversas.
  • Você pode ser ainda mais específico e a IA atenderá: pode digitar, por exemplo, “ótimos presentes para cozinheiros amadores que gostem de macarrão” e receberá sugestões mais precisas.
  • Então, basta selecionar a opção preferida e ser direcionado ao site.
  • De acordo com o Google, o recurso ajuda na descoberta de uma ampla gama de produtos de diversas fontes, facilitando a descoberta.
Consumidor poderá escolher com qual modelo mais se parece para testar roupas (Foto: Google/Divulgação)

Experimente o produto online

Além disso, outro recurso de IA do Google permitirá que o consumidor prove aquele produto antes de comprá-lo, mesmo que de forma online.

A empresa anunciou que conectou o recurso de compras a uma tecnologia de geração de imagens, que vai permitir que o usuário, ao procurar roupas, gere imagens realistas inspiradas nas palavras pesquisadas e tenha um visual de como aquilo ficaria em você.

publicidade

Ainda, será possível escolher entre 40 modelos de manequins reais, que variam em tom de pele, formato do corpo e altura.

Como usar IA do Google

Para quem tiver o SGE ativado, o recurso já pode ser usado hoje mesmo. No entanto, ele está limitado aos Estados Unidos e ainda não há expectativa de expansão para outros países.

publicidade

A ferramenta poderá ser usada na versão aplicativo de iOS e Android e na versão desktop no navegador do Chrome.