A Intuitive Machines revelou que pretende lançar até três módulos em direção à Lua, em 2024. O comunicado foi feito em uma teleconferência realizada pela empresa com o intuito de discutir os resultados financeiros do terceiro semestre de 2023.

  • Atualmente, a empresa está se preparando para realizar sua primeira missão em direção à Lua, a IM-1;
  • A previsão é que ela seja lançada no dia 12 de janeiro a bordo de um Falcon 9 e a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida;
  • Inicialmente, a missão estava prevista para acontecer em meados de novembro deste ano. 

A Intuitive Machines não deixou claro o motivo do atraso, mas durante a coletiva de imprensa, fez sugestões de que o adiamento da IM-1 se deu devido ao congestionamento da plataforma de lançamento, no Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy.

publicidade

A IM-1 precisa ser lançada a partir dessa plataforma, por ser a única que permite que o módulo de pouso seja abastecido com metano e oxigênio líquido, pouco antes do lançamento ser realizado. E o atraso está sendo bem aproveitado pela empresa, que está utilizando o tempo para realizar testes no módulo de pouso Nova-C.

O módulo irá carregar cargas úteis para a NASA, do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS). Além da IM-1, a Intuitive Machines está trabalhando em dois outros módulos de pouso Nova-C, para as missões IM-2 e IM-3, que também irão transportar cargas úteis para o CLPS.

publicidade

As datas de lançamento ainda não foram anunciadas, mas a empresa espera que elas aconteçam até o final de 2024.

Leia mais:

publicidade

Faturamento de Intuitive Machines

Sobre o faturamento da empresa no terceiro semestre, a Intuitive Machines anunciou um novo contrato de 16,8 milhões de dólares com uma agência espacial internacional para fornecer serviços de rover lunar em uma futura missão.

A empresa revelou que o terceiro semestre fechou com receita de 12,7 milhões de dólares e um prejuízo operacional de 23,2 milhões de dólares. Em comparação, o mesmo trimestre de 2022, encerrou com receita de 10,3 milhões de dólares e prejuízo de 11,8 milhões. No fim, a Intuitive Machines terminou o período com 40,7 milhões de dólares em caixa.