O minirover da empresa privada de voos espaciais, ispace, foi divulgado no último dia 16 de novembro. Ele conta com uma câmera HD e uma pá que serão usadas na segunda missão lunar da empresa japonesa.

  • O minirover será lançado no inverno de 2024, no compartimento de carga no topo do módulo de pouso da Missão 2 da ispace;
  • Ele possui 26 centímetros de altura, 31,5 de largura e 54 de comprimento e pesará cerca de 5 quilos;
  • A câmera HD está localizada na frente do minirover e será utilizada para fotografar a poeira lunar recolhida com a pá.

O rover possui uma estrutura de plástico revestida com fibra de carbono. A intenção era que ele fosse leve, mas suportasse o lançamento e possíveis vibrações sofridas durante o trânsito até a Lua.

publicidade

A Missão 2 irá suceder a primeira missão da empresa japonesa privada, lançada em dezembro de 2022. Em comunicado, o CEO e fundador da empresa, Takeshi Hakamada, contou orgulhoso sobre a novidade do veículo de exploração lunar.

As operações contínuas da missão são essenciais para fornecer transporte lunar e serviços de dados, por isso tenho o prazer de anunciar o progresso que fizemos no modelo de voo do módulo de pouso Missão 2 e no design final do micro rover.

Takeshi Hakamada

Leia mais:

Mais detalhes da Missão 2 da ispace

Módulo de pouso e minirover da missão 2 da ispace (Crédito: ispace)
Módulo de pouso e minirover da missão 2 da ispace (Crédito: ispace)

A Missão 1 enfrentou problemas durante seu pouso em abril deste ano devido a erros no cálculo de sua atitude. Agora, nesse novo lançamento, a ispace incorporou lições aprendidas com esses problemas, incluindo um software aprimorado.

O módulo de pouso da nova missão recebeu o nome de Resilience, baseado no lema da empresa japonesa “Nunca desista da busca lunar”. Além do mini rover, ele também carregará outras quatro cargas úteis.

  • Um equipamento eletrolisador de água, em parceria com a Takasago Thermal Engineering;
  • Um módulo independente para experimentos de produção de alimentos da Euglena;
  • Uma sonda de radiação do espaço profundo desenvolvida pelo Departamento de Ciência e Engenharia Espacial da Universidade Central Nacional de Taiwan;
  • Uma placa de liga comemorativa inspirada na “Carta do Século Universal”.

Além da Missão 2, a ispace também está trabalhando em sua terceira missão, programada para ser lançada em 2026. Essa nova missão usará um maior e novo módulo de pouso, o Apex 1.0, que tem capacidade de carga útil de 500 quilos.