Jogar videogame faz parte da rotina de bilhões de pessoas. E não estou colocando no superlativo: esse número existe e foi apresentado em abril pela empresa de pesquisa de mercado DFC Intelligence, segundo quem 40% da população mundial diz ter algum contato com os jogos. Traduzindo esse percentual: são 3 bilhões e 100 milhões de pessoas pelo menos.

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As pessoas jogam por lazer, por diversão, às vezes por trabalho ou pelo simples desafio. Não serei fiscal de ninguém aqui neste texto. Mas entendo que a função primeira de um game sempre teve a ver com entretenimento.

E não tem nada pior – pelo menos para mim – do que um jogo ser fácil ou difícil demais (alô, FromSoftware!).

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Pensando nisso, a Sony Interactive Entertainment registrou no último dia 7 deste mês uma patente que futuramente deve permitir ajustes de dificuldade aos jogadores.

Imagem: World Intellectual Property Organization

Entenda como deve funcionar

  • De acordo com o documento publicado na World Intellectual Property Organization, o sistema patenteado se chama Adaptive Difficulty Calibration For Skills-Based Activities In Virtual Environments – em tradução livre: sistema de “Calibração de Dificuldade Adaptativa em Ambientes Virtuais”.
  • Essa tecnologia deve coletar dados do jogador durante as horas de jogo (de vários jogos diferentes) e, a partir disso, salvar o nível desse player.
  • A ideia é que, com essas informações, futuramente o PlayStation ofereça dificuldades personalizadas para cada um.
  • Mais do que isso, o novo sistema pode até mesmo fazer ajustes durante o gameplay.

Como funciona hoje?

Hoje, a maioria dos jogos tem níveis fixos de dificuldade, que variam entre fácil, médio e difícil (esses nomes podem ser diferentes).

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Alguns games permitem a mudança durante a campanha; outros não – escolheu no começo e segue até o fim.

Existem ainda os jogos que ficaram conhecidos como soulslike, como Elden Ring ou Bloodborne, da FromSoftware. Estes últimos têm apenas uma dificuldade extremamente desafiadora.

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elden ring call of duty
Imagem: Divulgação/FromSoftware

Vai estrear quando?

As informações que temos até agora foram retiradas desse documento da patente.

A Sony e, consequentemente, o PlayStation já poderiam, em tese, utilizar essa tecnologia.

Ainda, porém, não há nada oficial anunciado pela empresa japonesa.

É provável que o novo sistema seja aplicado futuramente em jogos da companhia que tenham esse tipo de dificuldade adaptativa, seja no PlayStation 4, no PlayStation 5 ou em consoles da próxima geração.

As informações são do Insider Gaming.