A VinFast, montadora de veículos elétricos do Vietnã, quer crescer no mercado automotivo mundial e apresentará ao público da CES 2024, grande feira de tecnologia que vai ser realizada em Las Vegas, uma nova picape e um jipe. A empresa já anunciou interesse em operar no Brasil, inclusive com potencialmente uma fábrica em território nacional, e pretende se destacar em um mercado dominado por BYD e Tesla.

A CES 2024 acontece entre 9 e 12 de janeiro.

publicidade

Leia mais:

Jipe e picape elétricos

  • De acordo com o site Notícias Automotivas, a apresentação do jipe e da picape mostram que a VinFast quer adentrar segmentos específicos no mercado norte-americano e mundial.
  • A picape permanece um mistério que deve ser revelado apenas no evento em Las Vegas. No entanto, ao que tudo indica, a vietnamita está disposta a arriscar, considerando que o setor das caminhonetes nos Estados Unidos é competitivo.
  • O site diz que o modelo é descrito como um rival da Ford F-150 Lightning e da Rivian R1T, com uma plataforma monobloco, cabine dupla e um porta-malas dianteiro espaçoso.
  • Já o jipe deve se assemelhar ao modelo VF3 da empresa, um minicarro com cerca de 3,124 metros de comprimento e espaço para duas pessoas. No Vietnã, o modelo robusto e minimalista pretende se tornar um carro popular, e pode chegar às terras americanas como um dos mais baratos do setor.
Jipe a ser revelado no evento pode ser o minicarro VF3 (Imagem: VinFast/Reprodução)

Planos da montadora

A VinFast nasceu em 2017 e tem planos ambiciosos para crescer mundialmente. A montadora vietnamita é uma subsidiária do Vingroup, uma empresa privada do país que atua em diversos segmentos de mercado, incluindo imobiliário, varejo e construção.

publicidade

A marca anunciou em 2021 planos para construir uma fábrica nos Estados Unidos e, em julho de 2023, confirmou que iniciou as obras na Carolina do Norte. A iniciativa é parte do esforço bilionário para se expandir no país e o plano é construir 150 mil veículos elétricos anualmente por lá no futuro.

Em 2023, a VinFast também revelou a expectativa do volume de vendas da empresa chegar a 50 mil veículos, um aumento de quase sete vezes em relação a 2022. A ideia é atingir o ponto de equilíbrio no final de 2024 — mantendo o ritmo com o início das produções nos EUA em 2025.

publicidade

A companhia já tem planos para o Brasil, onde está contratando executivos para uma futura operação ainda não detalhada.