(Imagem: QuinceCreative/Pixabay)
As multas impostas por tribunais russos ao Google, YouTube, Meta, TikTok e Telegram não constam mais no banco de dados de devedores do país, segundo informações de oficiais de justiça da Rússia. Isso sugere que as empresas de tecnologia teriam pago as dívidas, o que pode amenizar um pouco a relação entre elas e o governo de Vladimir Putin.
Leia mais
Google, Meta, TikTok e Telegram não confirmaram oficialmente o pagamento das dívidas. As informações são da Reuters.
Ainda de acordo com a publicação, no banco de dados da Rússia, no entanto, ainda constam multas ao X (antigo Twitter), no valor de 51 milhões de rublos (ou cerca de US$ 560 mil) e Twitch, 23 milhões de rublos (ou US$ 250 mil).
Nos últimos anos está ocorrendo uma intensa disputa entre as autoridades russas e as grandes empresas de tecnologia. O impasse envolve desde a criação de conteúdo até a divulgação de dados, muitas vezes censurados pelo Kremlin.
A relação entre as partes piorou ainda mais depois da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022. Desde então, o governo russo exige que sejam excluídos conteúdos relacionados ao conflito e considerados ilegais pelos russos.
As autoridades russas chegaram a bloquear as operações do X (antigo Twitter) e das plataformas da Meta (Facebook e Instagram) no país.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de janeiro de 2024 14:42