O Google também está na CES 2024 e fez um grande anúncio relacionado ao Chrome. Agora, o navegador também rodará na tela dos automóveis.

O que você precisa saber

  • A empresa confirmou que uma versão adaptada do Chrome está chegando em breve ao Android Automotive. Diferente do Android Auto, o sistema operacional mais completo roda direto na central de entretenimento do carro e não no celular.
  • O navegador permitirá acessar a web na tela principal do carro sem precisar tirar o celular do bolso.
  • Por segurança, há apenas um requisito: o Chrome só funciona com o automóvel estacionado.
  • Quando o automóvel começa a andar a navegação é bloqueada automaticamente (Via: Autoevolution).
Google Chrome rodando um vídeo do YouTube no carro. Imagem: Divulgação

Leia mais:

publicidade

Para não gerar confusão, a interface é bem-parecida com a do Chrome para celular e PC, ou seja, há a barra de guias tradicional na parte superior para acessar mais de uma página ao mesmo tempo, acesso aos favoritos na tela inicial e a caixa de pesquisa do Google.

Assim como em outros dispositivos, o usuário também deve ter permissão para baixar arquivos.

Lançamento e disponibilidade

Os primeiros carros a receber o Google Chrome serão modelos selecionados da Volvo e Polestar. A versão beta do navegador será liberada a partir desta semana.

Segundo a gigante de buscas, todos os carros com Android Automotive estarão habilitados para rodar o Chrome nos próximos meses. Nenhum cronograma oficial foi compartilhado ainda.

É esperado que um lançamento mais amplo aconteça entre maio ou junho durante a conferência Google I/O. Além do Chrome, dois aplicativos também foram confirmados para o Android Automotive: o da plataforma de streaming Crunchyroll e o app de previsão do tempo Weather Channel.