A Intel se juntou a HP, Dell, Lenovo e Microsoft para revelar computadores com inteligência artificial (IA) integrada na CES 2024, a maior feira de tecnologia do mundo. Executivos da empresa mostraram notebooks com processador Intel Core Ultra numa coletiva.

Para quem tem pressa:

  • A Intel se juntou a HP, Dell, Lenovo e Microsoft para anunciar computadores com inteligência artificial integrada na CES 2024;
  • Os novos computadores possuem recursos como IA generativa, tradução em tempo real de fala e linguagem de sinais, e botão Copilot (a maior mudança no teclado do Windows em 30 anos);
  • Patrick Moorhead, analista da Moor Insights and Strategy, prevê um “superciclo” de atualizações de PCs com IA a partir do segundo semestre de 2024;
  • Executivos das empresas citadas expressaram entusiasmo pela nova era da computação com IA, prevendo revolução na indústria de PCs e crescimento significativo no mercado.

Entre os recursos desses computadores, estão: IA generativa (capaz de “criar” a partir de comandos) e tradução em tempo real de fala e linguagem de sinais. Além disso, os PCs com Windows terão o botão Copilot, maior mudança no teclado do sistema em 30 anos.

publicidade

Leia mais:

A chegada desses computadores com inteligência artificial marca o início de um “superciclo” de atualizações, segundo Patrick Moorhead, analista da Moor Insights and Strategy. Esse “superciclo” começará no segundo semestre de 2024, à medida que mais PCs com IA chegarem ao mercado, acrescentou.

Computadores com IA

Montagem de Copilot num computador com IA
(Imagem: Microsoft)

Para Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva e gerente geral do Grupo de Computação Cliente da Intel, “a chegada do PC com IA representa um ponto de inflexão para a indústria de PCs”, conforme publicado pelo Investor’s Business Daily.

O vice-presidente corporativo da Microsoft para Windows e dispositivos, Pavan Davuluri, afirmou: “Copilot é a experiência de destaque” para esses computadores. E Jim Johnson, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Negócios do Cliente da Intel, acrescentou que o Copilot é projetado para ser “seu companheiro de IA diário para trabalho e vida”.

Alex Cho, presidente da unidade de Sistemas Pessoais da HP, está entusiasmado com a categoria emergente de PCs com IA. “Isso será uma revolução na computação”, disse. Os PCs com IA darão início a uma década de crescimento e inovação no mercado de computadores pessoais, acrescentou.

Sam Burd, presidente do Grupo de Soluções para Clientes da Dell, concordou. O PC como o conhecemos agora “será radicalmente diferente no futuro”, disse. Além das mudanças de hardware, os desenvolvedores de software criarão aplicativos para aproveitar as capacidades das unidades de processamento neural nos PCs com IA, explicou Burd.

A Intel não é a única fabricante de chips trabalhando com os principais fornecedores de PCs em computadores com IA. A rival Advanced Micro Devices (AMD) anunciou, também na CES 2024, na segunda-feira (08), as empresas que fabricam PCs com seus chips habilitados para IA.