Imagem: reprodução YouTube/harryrambler
O avistamento de uma enorme carcaça de cerca de 6 metros de comprimento em uma praia de Liverpool, na Inglaterra, chamou a atenção de pesquisadores. O animal marinho estava em avançado estado de decomposição, o que dificultou a sua identificação e criou teorias de que pudesse se tratar de um ser de outro planeta.
Leia mais
Após análises, no entanto, foi confirmado que o animal em questão era um tubarão-frade, um dos maiores peixes da Terra.
A espécie é avistada durante os meses de verão ao longo das costas do sudoeste da Inglaterra, País de Gales, Ilha de Man e oeste da Escócia. Mas muitos aspectos do tubarão continuam sendo um mistério, sendo ele um caso raro de um peixe de sangue parcialmente quente.
Segundo pesquisadores, o animal pode ter chegado à costa em função de tempestades. Os tubarões-frade estão listados como ameaçados de extinção.
O crânio relativamente pequeno da espécie em comparação com seu corpo alongado muitas vezes leva as pessoas a acreditar que as carcaças são de algum animal desconhecido. Além disso, o processo de decomposição normalmente começa com a área inferior da cabeça e as nadadeiras dorsal e caudal, deixando um formato bastante esquisito.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de janeiro de 2024 11:30