Nem um patinete, nem uma bicicleta: a startup Shift Robotics quer desafiar a mobilidade humana com um sapato com rodas. Chamada de Moonwalkers, a invenção acelera quando o dono pisa no chão e promete tornar qualquer viagem até três vezes mais rápida.

A novidade foi apresentada na CES 2024, primeiro grande evento de tecnologia do ano.

publicidade

Leia mais:

Patinete ou sapato com rodas?

Os Moonwalkers são uma plataforma vestível com rodas. Você encaixa seu pé (com o calçado que estiver usando no momento) na estrutura e caminha normalmente. A diferença é que, ao pisar no chão, as rodas giram para frente acompanhando o ritmo da caminhada.

publicidade

Segundo o site Engadget, cada passo oferece apenas uma pequena distância extra com as rodas, mas a empresa promete que o efeito cumulativo pode tornar a viagem até três vezes mais rápida. Veja uma demonstração:

A bateria oferece 11 km de alcance e, depois disso, o Moonwalker pode ser recarregado com um cabo USB-C durante 1,5 hora. O modelo original custa US$ 1.399, cerca de R$ 6.800.

publicidade
(Foto: Shift Robotics/Reprodução)

Moonwalkers X

O modelo original é destinado a qualquer pessoa que queira caminhar na rua – apesar das irregularidades das calçadas serem um empecilho.

Na CES 2024, a Shift Robotics apresentou uma versão reduzida em peso e rodas, com uma função específica: facilitar o caminhar de trabalhadores de armazéns logísticos que andam em pisos de concreto liso durante horas seguidas. A intenção é reduzir a fadiga em ambientes de trabalhos industriais e manuais.

publicidade

A versão foi chamada de Moonwalker X e ainda não teve preço divulgado. O lançamento acontece ainda este ano.