Está programado para esta quarta-feira (17) o primeiro lançamento espacial tripulado de 2024 – e a grande responsável pelo feito será a SpaceX, que levará os astronautas da missão Ax-3 à Estação Espacial Internacional (ISS).

Trata-se de um voo privado (não governamental), gerenciado pela Axiom Space, e como o próprio nome sugere, será o terceiro do tipo a visitar o laboratório orbital (não só desta empresa, mas no contexto geral). 

publicidade

Sobre o lançamento da missão Ax-3 pela SpaceX:

  • A missão Ax-3 será lançada em uma cápsula Dragon no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX;
  • O veículo está planejado para decolar às 19h11 (pelo horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, em Cabo Canaveral, na Flórida;
  • Este pode ser o primeiro lançamento tripulado partindo deste local desde a missão Apollo 7, em outubro de 1968;
  • A tripulação conta com quatro membros, que devem retornar à Terra dentro de duas semanas;
  • Você pode acompanhar o lançamento em tempo real, no canal oficial da Axiom Space no YouTube, a partir das 17h15, ou pela NASA TV, a partir das 18h15.

De acordo com o informado em uma coletiva de imprensa online concedida na terça-feira (16) pela Axiom Space e pela SpaceX, o tempo está bastante favorável para o lançamento, com 95% de chance de condições climáticas adequadas.

Leia mais:

publicidade

Conheça os astronautas da primeira missão espacial tripulada de 2024

A bordo da missão Ax-3, o primeiro voo espacial tripulado do ano, estarão Michael López-Alegría, um ex-astronauta da NASA que agora trabalha para a Axiom (que será o comandante); o coronel Walter Villadei, da Força Aérea Italiana; o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Marcus Wandt; e o engenheiro eletrônico Alper Gezeravcı, que se tornará o primeiro cidadão da Turquia a chegar ao espaço.

López-Alegría também comandou a missão Ax-1 ao laboratório orbital, lançada em abril de 2022. Já o segundo voo da Axiom para a ISS (Ax-2), foi lançado em maio de 2023, comandado pela ex-astronauta da NASA Peggy Whitson, que passou mais tempo total no espaço (675 dias) do que qualquer outra pessoa do continente americano.

publicidade

Segundo um comunicado da Axiom Space, o time da missão Ax-3 vai conduzir mais de 30 experimentos científicos durante seu tempo a bordo da ISS.

Os dados coletados em solo antes e depois da missão, bem como em voo, afetarão a compreensão da fisiologia humana na Terra e em órbita, bem como avançarão na compreensão científica, aproveitarão oportunidades para avanços industriais e desenvolverão tecnologias para o progresso da humanidade.

Axiom Space, em comunicado.