Na coluna Seu Direito Digital desta quinta-feira (18), Leandro Alvarenga, que é consultor de privacidade e tecnologia, falou sobre um tema que está em alta: a inteligência artificial.

No Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a IA é um dos assuntos principais. Qual é a importância de autoridades de diferentes países discutirem a regulamentação jurídica da tecnologia?

publicidade

Assim como a internet, a inteligência artificial não tem Fronteira. Então, nós estamos falando de uma regulação que precisa ser discutida mundialmente pelos empates que elas vão fazer, nós disso aí de tecnologias transfronteiriças, né? Que elas não abrangem o mundo inteiro, porque já se comprovou que a grande inteligência artificial vai atingir diversos ramos, direitos humanos, direitos de privacidade, a dignidade da pessoa humana e vai atingir também a cibersegurança. 

Leandro Alvarenga

Ele também aproveitou para tirar dúvidas dos leitores. E respondeu a seguinte questão: “Quero fazer um seguro para o meu celular. A empresa diz que cobre tudo: furto, roubo, perda e quebra acidental. Porém, o contrato é imenso e tenho receio de deixar passar algo. Tem algum ponto de atenção maior?”

É importante entender direito à cobertura, tem as exceções, as excludentes de cobertura. Então é muito bom você ficar atento a isso. Uma outra coisa importante para você observar é o que que ele vai indenizar, se ele vai indenizar em dinheiro, se ele vai indenizar com um aparelho igual novo ou similar. 

Leandro Alvarenga

A coluna Seu Direito Digital é exibida toda quinta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!