2024 mal começou e já temos um pouso na Lua. Nesta sexta-feira (19) o Japão pode fazer história e se tornar o quinto país a conseguir o feito. A missão Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) se prepara para a alunissagem por volta das 12h20 (horário de Brasília) e você pode assistir ao vivo.

O que você precisa saber?

  • O Japão pode se tornar o quinto país a pousar na Lua;
  • A alunissagem ocorre às 12h20 desta sexta-feira (19);
  • Se tudo der certo, os pesquisadores esperam que o SLIM possa ser útil em futuras missões em outros mundos com recursos ainda mais escassos que a Lua.

Como assistir ao pouso do Japão na Lua?

O pouso está marcado para às 12h20, o módulo deve começar sua descida cerca de 20 minutos antes, por volta das 12h. Tudo será transmitido pelo YouTube da JAXA em inglês e japonês, a live com todos os detalhes da missão começa às 11h. Lembrando que todos os horários são de Brasília.

publicidade

Se o Japão atingir o objetivo, se tornará o quinto país a pousar na Lua, depois de Estados Unidos, Rússia, China e Índia.

Caso o SLIM perca a janela de pouso nesta sexta, haverá outra oportunidade de pouso no dia 16 de fevereiro.

publicidade

Qual o objetivo da missão Slim?

O SLIM foi projetado para demonstrar um pouso pontual em um local específico e a JAXA espera que ele traga precisão para as sonda leves e de baixo custo:

Dessa forma, o módulo  terá como o alvo uma área com apenas 100 metros de diâmetro, em comparação com o módulo lunar Peregrine da Astrobotic Technology, que falhou recentemente em sua missão, tinha uma zona de pouso de quilômetros de diâmetro.

publicidade

Se tudo der certo, os pesquisadores esperam que o SLIM possa ser útil em futuras missões em outros mundos com recursos ainda mais escassos que a Lua.

Leia mais:

publicidade

Essa precisão se dá, porque o módulo é equipado com uma tecnologia de visão que a JAXA chama de “olhos inteligentes”. Enquanto a sonda se aproxima da superfície, ela faz capturas comparadas com mapas esboçados por satélites lunares. Essas imagens permitem que o módulo identifique sua localização e ajuste sua trajetória para o pouso.

O SLIM, também chamado de Moon Sniper, foi lançado em 7 de setembro, junto do satélite XRISM, uma parceria da NASA e da JAXA. Após o lançamento, a espaçonave usou seus próprios sistemas de propulsão para se direcionar para a Lua. No Natal, o módulo chegou à órbita lunar.

lançamento japão
Um foguete H-2A lança o módulo lunar SLIM do Japão e o telescópio espacial de raios X XRISM em 6 de setembro de 2023.(Crédito da imagem: JAXA)

A órbita da espaçonave passa pelos pólos Norte e Sul da Lua, e se aproxima cada dia mais da superfície do satélite. Seu pouso acontecerá numa cratera de impacto chamada de Shioli, em uma planície conhecida como Mar do Néctar, que os cientistas acreditam ter se formado devido à atividade vulcânica antiga.

No local ela irá investigar a composição das rochas, o que permitirá que os pesquisadores investiguem a origem da Lua.