Esta semana foi marcada por duas notícias muito importantes relacionadas à Lua – ambas divulgadas pelo Olhar Digital (aqui e aqui). 

Tara Hayden, pós-doutoranda da Universidade de Western Ontário, no Canadá, conduziu um estudo que levou a uma descoberta do mineral apatita (o tipo de fosfato mais comum) na crosta lunar, que constitui a superfície do corpo celeste. O estudo, publicado na segunda-feira (15) na revista Nature Astronomy, contraria o conhecimento que se tinha sobre a presença de água na Lua.

publicidade

Existem agora evidências de que a crosta lunar possui uma quantidade de água bem maior do que se imaginava anteriormente. A novidade está sendo considerada como um marco que abrirá novas portas no que diz respeito ao estudo da história da Lua.

Nesta sexta-feira (19), o satélite natural da Terra voltou aos holofotes – desta vez em razão do pouso da sonda SLIM, ocorrido às 12h20 (pelo horário de Brasília). O sucesso da missão coloca o Japão no seleto grupo de nações que já pousaram na Lua (junto à União Soviética, EUA, China e Índia).

publicidade

Para falar desses e outros fatos importantes relacionados à conquista da Lua, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (19) recebe Marcelo Soares Rubinho, físico com mestrado em astronomia e doutorando na mesma área, que atualmente trabalha como um dos professores e coordenadores do Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, além de ser membro do canal AstroTubers, voltado à divulgação científica com foco em astronomia.

O fisico Marcelo Soares Rubinho é o convidado desta sexta-feira (19) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

Leia mais:

publicidade

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).