A Meta meta anunciou nesta semana o lançamento de um novo recurso no Instagram,. Com foco principalmente no público adolescente, uma mensagem será exibida em horários noturnos, sugerindo que seja feita uma pausa na utilização do app.

Leia mais:

publicidade

O alerta já aparece para quem tem a versão mais atualizada do Instagram. Na mensagem em português do Brasil, diz: “Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite”.

Trata-se de uma mensagem que deve aparecer especificamente ao público jovem, e apenas em condições pré-estabelecidas. O usuário precisará estar usando o aplicativo a noite, e já ter passado mais de dez minutos consumindo o conteúdo do Instagram sem parar, sejam eles os vídeos curtos no Reels ou as mensagens privadas.

publicidade

O aviso chega apenas como uma recomendação para uso mais saudável do Instagram, com um maior controle do tempo de tela. A medida chega como uma das ações tomadas pela Meta para amenizar efeitos negativos que o uso excessivo do celular pode ter na saúde mental dos jovens.

Outras precauções serão tomadas pela empresa

A sugestão de pausa em horários noturnos é uma das primeiras ações colocadas em prática. Mas parece que não vai parar por aí. No que diz respeito a atitudes voltadas para crianças e adolescentes consumirem aplicativos como Instagram e Facebook de modo mais saudável, a Meta já anunciou que deverá ir além nas medidas visando proteger o bem-estar do público jovem:

  • Publicações de temas sensíveis, como distúrbios alimentares, serão ocultadas;
  • Adolescentes que possuem perfis nesses aplicativos não exibirão algumas informações pessoais para outros usuários do app;