A descoberta de vários de artefatos feitos de pedra, ossos e chifre no sítio arqueológico de Chuandong, no sudoeste da China, podem indicar que a atividade humana pré-histórica na região data de mais de 55 mil anos. Arqueólogos descobriram uma nova camada de solo no local, aumentando o conhecimento sobre o passado chinês.

Leia mais

publicidade

Arqueólogos encontraram vários ossos no local

  • O sítio arqueológico de Chuandong foi descoberto pela primeira vez em 1978.
  • Pesquisadores acreditam que ele tenha sido habitado no final do Paleolítico médio, no final do Período Paleolítico e no Neolítico.
  • O local já passou por trabalhos de escavações em três oportunidades.
  • Na mais recente, que durou dois anos, foram descobertos mais de 100 mil ossos de animais, 10 mil peças de barro e 2.500 itens feitos de osso ou chifre.
  • As informações são da Archaeology.
Dente humano encontrado por arqueólogos (Imagem: Xinhua)

Ocupação humana na região da China

Um fóssil de um dente molar humano datado de aproximadamente de 50 mil a 60 mil anos também foi descoberto. Isso significa que o homem moderno pode ter chegado à região antes do que se pensava.

Além disso, arqueólogos encontraram três sepulturas de cerca de 10 mil anos, com ossos humanos e outros artefatos ósseos, incluindo um anzol de peixe.

Os trabalhos de escavação no local foram realizados por pesquisadores do Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia de Guizhou e do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências.

Os resultados foram divulgados pouco depois de que outro estudo apontou que artefatos encontrados no sítio arqueológico Shiyu, no nordeste da China, datam de aproximadamente 45 mil anos atrás. Isso faz desses fragmentos de ossos e rochas as evidências mais antigas do “homem moderno” (o Homo sapiens) na Ásia Central. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.